Buscar

Por que alguns termogênicos são desacopladores na cadeia respiratória? Eles aumentam a temperatura metabólica? E por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Diogo costa

bem essa explicação é um pouco longa, mas tentarei resumir: para q ocorra a liberação de atp, prótons h+ são deslocados para o espaço intermembranoso da mitocôndria. em dado momento, o excesso de carga + intermembrana acaba atraindo os h+ para dentro da mitocôndria (pelas cargas - internas). 1h+ volta atraindo um fosfato e 3 usam a atp-sintase. nessa passagem, a atp sintase "gira", unindo o fostato a um adp, gerando atp. isso é a fisiologia. os termogênicos conseguem trazer esse h+ intermembrana para a célula sem usar a atp sintase, diminuindo a oferta de atp, por isso sao considerados como desacopladores da cadeia respiratoria. a síntese de atp entao é aumentada pela "queima" das nossas reservas energéticas. ocorre que esse processo aumenta a carga sobre as enzimas envolvidas na produção de atp, o q responde pelo aumento do metabolismo que você perguntou. espero ter ajudado!
2
Dislike0
User badge image

Lívia França

Obrigada :]
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os termogênicos são capazes de levar íons H+ para dentro da membrana interna da mitocôndria sem que eles passem pela chamada ATP-sintase. Com isso, os prótons não realizam a formação de ATP que normalmente realizariam, levando a uma diminuição de concentração destes. Chamamos esse fenômeno de desacoplamento da síntese da ATP da cadeia respiratória.


Alguns  termogênicos são capazes de desacoplar a ATP-sintase da cadeia respiratória. Com a diminuição dos níveis de ATP, o nosso organismo começa a sintetizar mais ATP, queimando as reservas estocadas, ou seja, aumentando o metabolismo. Entretanto, mesmo que o organismo esteja aumentando a quebra de suas reservas, a síntese propriamente não aumenta uma vez que os prótons H+ continuam indo em direção aos compostos termogênicos ao invés de passar através da ATP-sintase. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais