Buscar

RESPONDA ESTA QUESTÃO DIREITO PENAL I

CASO CONCRETO 01

2.1) ROMÁRIO LOVE no dia 20/5/2004 foi indiciado pelo crime de sedução porque manteve relações sexuais com uma mocinha de 15 anos virgem, inexperiente, porém DJ funkeira no Morro do Juramento e meses depois amargou um processo seguido de condenação definitiva por esse delito em três (3) anos de reclusão. Ele começou a cumprir a pena em 10/2/2005 no presídio Bangu 2, até que surgiu a lei 11.106/2005 descriminalizando o fato. Indaga-se:

1)Qual será o nomem juris dessa verdadeira novatio legis in melius e o seu imediato benefício? Justifique (1,0 pt)

2)Poderá a família da “mocinha deflorada” prosseguir na ação cível visando algum ressarcimento financeiro por dano moral? (1,0 pt)

CASO CONCRETO 02

2.2) O médico cirurgião plástico Dr. ARISTARCO PITOCO resolveu aplicar botox na face de sua rica paciente MARUSKA DA VEIGA que desejava ficar mais jovial. Mesmo sabendo que o produto estaria com prazo de validade vencido há mais de dois anos, citado médico assumiu o risco de produzir qualquer evento danoso na paciente, porque precisava muito do dinheiro para pagar duas prestações atrasadas de seu BMW e não daria tempo para trazer do exterior outro produto. Após a aplicação do maldito botox -  MARUSKA ficou com a face deformada para sempre e ao saber de toda verdade foi à polícia comunicar o fato, mas o Delegado entendeu que o médico teria sido negligente registrando o fato como lesão corporal culposa. Pedidos:

 1)Agiu com acerto o Delegado? (0,5 pt caso seja negativa). Mas, se a sua resposta for positiva, justifique as razões do delegado para que ela possa valer 1,5 no total, abdicando de responder o quesito abaixo. (só se vc tiver absoluta certeza disso)

2)Caso seja negativa sua resposta anterior aponte a real responsabilidade penal do médico à luz da teoria do crime e tipicidade real do fato. (1,0 pt)

CASO CONCRETO 03

2.3) ANA GIRAFA – dona de um salão de beleza, teria sido vítima de furto por um homem apelidado por “RUBINHO”, o qual mexera em sua bolsa levando R$ 2.000,00 (dois mil reais) em espécie, além de dois brincos de brilhantes um bracelete, totalizando R$ 15.000,00. O fato foi comunicado à polícia no mesmo dia (i.é, no dia 20/3/2011) como furto simples – CP, art. 155, com pena mínima abstrata de reclusão de 1 ano e máxima de 4 anos. A polícia começou a investigar e tão logo remeteu os autos do inquérito ao Ministério Público a lesada foi ao encontro do Promotor esclarecendo haver sido ressarcida integralmente pelo autor do crime. Levando-se em conta que RUBINHO é réu primário e goza de bons antecedentes, esclareça o seguinte:

1)RUBINHO gozará de algum instituto previsto no CP que amenize sua responsabilidade penal? Aponte, e se possível o percentual a ser alcançado objetivamente pelo critério temporal; (0,5 pt)

2)Qual a natureza jurídica deste Instituto? (0,5 pt)

3)Seria possível enquadrar o delito na lei 9099/95? (0,5 pt)

Preciso Urgente de Ajuda nessa Resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Yuri Fernandes

dcdcd

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais