Buscar

quais sao os tipos de estruturas de mercado e caracterize cada uma dela

💡 1 Resposta

User badge image

Allan Linhares

Estruturas de Mercado • Concorrência Perfeita • Monopólio • Monopsônio • Oligopólio • Concorrência Monopolística

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É importante notar que nem todas as estruturas de mercado que são conhecidas realmente existem na realidade.Algumas delas são apenas construções teóricas. No entanto, eles são de importância crítica, porque podem ilustrar aspectos relevantes da tomada de decisão das empresas de concorrência. 

  • Concorrência perfeita descreve uma estrutura de mercado, onde um grande número de pequenas empresas competem entre si. Nesse cenário, uma única empresa não possui poder de mercado significativo. Como resultado, a indústria como um todo produz o nível socialmente ótimo de produção, porque nenhuma das empresas tem a capacidade de influenciar os preços de mercado.
  • A concorrência monopolística também se refere a uma estrutura de mercado, em que um grande número de pequenas empresas competem entre si. No entanto, ao contrário da concorrência perfeita, as empresas na concorrência monopolista vendem produtos similares, mas ligeiramente diferenciados. Isso lhes dá um certo grau de poder de mercado que lhes permite cobrar preços mais altos dentro de um determinado intervalo.
  • Um oligopólio descreve uma estrutura de mercado que é dominada por apenas um pequeno número de empresas. Isso resulta em um estado de concorrência limitada. As empresas podem competir entre si ou colaborar. Ao fazer isso, eles podem usar seu poder coletivo de mercado para aumentar os preços e obter mais lucros.
  • Um monopólio refere-se a uma estrutura de mercado em que uma única empresa controla todo o mercado. Nesse cenário, a empresa tem o nível mais alto de poder de mercado, pois os consumidores não têm alternativas. Como resultado, os monopilistas freqüentemente reduzem a produção para aumentar os preços e obter mais lucro.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais