Buscar

Como dimensionar um pilar esbelto?

Dimensionar um pilar esbelto retangular para suportar uma carga axial de 380 tonelada sendo que uma das dimensões deste pilar é de 16cm; σ=260kg/cm² e aço CA-50B.

💡 1 Resposta

User badge image

Stefan Blois Veliovich

É necessário obater mais informações para dimensiona-lo.

 

É preciso saber as duas dimensões do pilar, o comprimento do pilar, o tipo de vinculo no topo e na base (se é engastado ou articulado), se o pilar é de canto ou de extremidade ou intermediário (para saber se o pilar sofre flexo-compressão reta ou composta simples ou composta olbiqua), é precisa saber tambem a agrassividade ambiental e o cobrimento da armadura adotado.

 

Com estas informações, a ABNT NBR 6118/14 ira dar as diretrizes para transformar o carregamento caracteristico em carregamento de calculo. Com o Nd e o Md,total,x e Md,total,y você poderá usar os ábacos de PNHEIRO (2009) para flexo-compressçao composta obliqua e poderá usar os ábacos de VENTURINI (1987) para os flexo-compressão reta e composta simples.

 

Existem diversos métodos para o dimensionamento. Lembrando que, uma coisa é composição do carregamento de projeto e outra coisa é dimensionamento dos esforços resistentes de cálculo.

 

Tem um site que explana uma das possiveis formas de dimensionar um pilar esvelto:

http://www.lmc.ep.usp.br/pesquisas/tecedu/pilares/index.html

 

Att

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais