Buscar

O que os Profissionais da área da saúde podem fazer pela população em Situação de Rua?

Objetivo da pergunta é refletir sobre a atução destes profissionais, bem como criar novas possibilidades e parceirias.

💡 11 Respostas

User badge image

Bruna Carolina Zancopé

Bom os profissionais da áre da saúde podem auxiliar essas pessoas em situação de rua através de parceiras com centros de referência como o CRAS e o CREAS. O trabalho multidisciplinar pode fazer coom que esses indivíduos encontrem a ajuda que de fato necessitam, porém por vezes é difícil esses casos chegarem aos profissionais. O ideal seria que houvesse um trabalho em conjunto entre psicólogo e assistente social, além da constante reflexão dos profissionais da saúde quanto ao tema para que através dessas reflexões possam ser pensadas em medidas e até em políticas públicas que venham a auxiliar essas pessoas.  

6
Dislike0
User badge image

Wilson Idogawa Junior

Segue o link de uma pesquisa de iniciação ciêntifica.
é apenas um resuminho extendido, curtinho.. espero que ajude na dúvida.

https://www.passeidireto.com/arquivo/22559709/resumo-expandido---epcc---versao-definitiva

2
Dislike0
User badge image

Denise Duarte

Os Consultórios na Rua são bons exemplos da atuação profissional em saúde para essa população em situação de fragilidade e abandono social, com uma equipe multidisciplinar cada vez mais os profisisonais se mostram engajados com essa população, de forma que é preciso ressaltar que a qualificação do recurso humano para essa atuação é indispensável, por haver particularidades que precisam ser conhecidas e trabalhadas com a pessoa e com a equipe.  

Segue link sobre o Manual de Cuidados a População de Rua: 

"A atenção básica considera o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral, sendo o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde, orientando-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e do acompanhamento longitudinal, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. O Decreto Presidencial nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da referida política nacional. A atual política define a PSR como grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória."

 

http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_cuidado_populalcao_rua.pdf

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais