Buscar

Qual diferença entre receptação e favorecimento real?

💡 2 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A principal diferença entre receptação e favorecimento real é o bem jurídico tutelado com a tipificação dessas condutas. De um lado, previsto dentro do Título “Dos Crimes Contra o Patrimônio“, em capítulo próprio para tratar desses crimes, está a receptação. Por sua vez, o favorecimento real está localizado no capítulo “Dos Crimes Contra a Administração da Justiça“, dentro do Título “Dos Crimes Contra a Administração Pública“.

No primeiro caso, protege-se o patrimônio das pessoas. É tutelado o direito fundamental à propriedade. Assim, reprime-se a conduta de ter produto de crime praticado por outro. De modo diverso, no caso de favorecimento real há uma tentativa de prejudicar o Estado, buscando tornar ineficaz a pretensão punitiva.

Prosseguindo, as próximas distinções estão na finalidade. Na receptação, pretende-se um proveito econômico próprio ou de terceiro. Na outra conduta, a ação é exclusivamente em favor do autor do crime antecedente, tendo havido benefício econômico, moral, ou até ser mera tentativa da prática de delito anterior.

Nessa esteira, o crime predecessor para a configuração do tipo penal previsto no Art. 180 do Código penal tem, necessariamente, natureza econômica. Por sua vez, na conduta do Art. 349 há a abrangência de qualquer que for a primeira infração, ou seja, é muito mais amplo. O que se busca não é o proveito econômico em si; é frustar a pretensão punitiva do Estado, prestando auxílio ao outro infrator para tornar seguro o proveito do crime anterior.

1
Dislike0
User badge image

vinicius viera

Veja bem, quando você for analisar a existência ou não de um crime, se atente ao verbo que caracteriza o tipo. Por exemplo, o crime de receptação, que vem previsto no art. 180 do CP, tem como verbos caracterizadores "adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar", em proveito próprio ou alheio, produto de crime, ou influir para que terceiro faça o mesmo. Ou seja, se você de qualquer modo praticar algum desses verbos com produto de crime, ou induzir terceiro ao mesmo, praticará receptação.

Por outro lado, o favorecimento real, previsto no art. 349 do CP, é bem claro ao expor que "prestar [...] auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime" caracteriza este crime. Assim, ajudar ou auxiliar criminoso na prática de um crime pode incidir nesse tipo.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais