Buscar

auditoria é uma tecnica contabil?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda de Oliveira

Auditoria é uma das técnicas da contabilidade utilizada para mensurar por meio de estudo e avaliação a adequação e a confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis. Consiste em exame de documentos, livros, registros e inspeções.

Conforme Franco e Marra (1992, p. 22), auditoria pode ser definida como: A técnica contábil que – através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções, e na obtenção de informações e confirmações, relacionadas com o controle do patrimônio de uma entidade – objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com princípios fundamentais e normas de Contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

Auditoria, em linhas gerais, é a atividade de verificação dos diversos procedimentos que envolvem as atividades, realizada por um especialista da área, que analisa o objeto ou entidade no que diz respeito a sua eficácia no desenvolvimento e cumprimento de sua atividade e desempenho, utilizando as evidências, a relevância e os riscos em seus diversos aspectos para, de forma independente, expressar uma opinião

 

Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.


A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.


As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.


Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:

auditoria financeira;
auditoria de cumprimento e
auditoria operacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais