Buscar

Qual é o método, objetivo e objeto da Psicologia de Wundt?

💡 2 Respostas

User badge image

Claudiron Gonçalves

De modo bem sucinto, o objeto de estudo de Wundt é a experiência consciente ou, pode-se dizer também, a consciência. Partindo da premissa de que todo estudo da consciência deveria começar pela análise, i.e., decompor e descrever os elementos que a compõe, Wundt propunha estudar a experiência imediata, ou seja, a experiência sem mediação. O sujeito experimental deveria descrever a sua experiência tal como ela ocorre. Explico. Suponhamos que eu seja um sujeito experimental treinado no laboratório de Wundt. Então, ele me mostra um relógio redondo e pede para eu dizer o que eu vejo. Eu não poderia dizer-lhe: "olha, eu vejo um relógio redondo". Não! Pois assim eu estaria mediando a experiência com minhas significações, pré-noçoes, etc, o que era contra a filosofia positivista da qual Wundt fazia parte. Eu deveria descrever cada parte dessa experiência consciente: "vejo um círculo de tal cor, com um brilho tal..." Descrever minha experiência Imediata com o maior número de detalhes possível. Era nisso que consistia o método da introspecção (intro - dentro - inspectio - olhar, i.e, olhar para dentro).

Wundt era um filósofo naturalista. Portanto, acreditava que a Psicologia enquanto ciência deveria ser tal como as ciências naturais. Assim, da mesma forma que um cientista natural estudava o seu objeto de estudo observando-o, também o psicólogo deveria estudar o seu objeto de estudo observando-o. Mas, como esse objeto é interno, tem-se que "observar dentro". Cabe ressaltar que somente o sujeito que vivencia a experiência consciente poderia descrevê-la. Dessa forma, treinava-se os sujeitos experimentais para descrever sua experiência imediata.

O objetivo de Wundt era analisar a experiência consciente a partir de seus elementos básicos, entender como esses elementos eram sintetizados e organizados em uma experiência consciente e formular a lei que regia essa síntese e organização.

Se entendermos o contexto ao qual Wundt estava inserido, entenderemos sua ambição: as ciências naturais, entre elas a química, estavam no auge, e o positivismo – doutrina que acreditava que as ciências humanas deveriam servir da ciências naturais como espelho, a fim de obter o êxito – era a filosofia subjacente às ciências. Nesse contexto, vemos que a tabela periódica servira de modelo para Wundt. Destarte, para entender como os elementos eram sintetizados e organizados e descobrir as leis que regiam esse processo, era preciso analisar os elementos mais simples, também o mesmo valia para a mente. Isso foi só uma síntese das ideias. Qualquer dúvida, só avisar.

 

14
Dislike0
User badge image

Wellen Silva

qual o objeto de estudo da psicologia experimental deWundt, bem como a metodologia adotada por ele.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais