Buscar

Apol Pdagogia Módulo B Fase l

Leia o extrato de texto a seguir: 

 

“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 131.

 

Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:

 

(    ) A  A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.

(    ) B  A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.

(    ) C  O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.

(    ) D  O processo educativo, embora disciplinador e restritivo, tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.

(    ) E  Para Foucault, a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades quanto pode ser progressista e revolucionária.

💡 2 Respostas

User badge image

Thalia Bregola

qual que é a resposta dessa ?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais