Buscar

Tem como resolver encontrando o número de Reynolds?

No seguinte exercívio: 

Um fluido (ρ = 0,9g/cm3 e μ = 1,2 cP) deve ser transportado através de uma tubulação horizontal de 2’’ de diâmetro. A linha tem 200 m de comprimento e apresenta 8 joelhos de 90°, uma válvula de retenção (portinhola) e duas válvulas de gaveta. Que vazão máxima pode ser transportada para que a perda de carga não exceda a 40 psi? Considerar tubulação de aço comercial.

Para se determinar fd pelo diagrama de Moody é necessário o fator de rugosidade e o número de Reynolds. Porém, nesse caso, sem velocidade, não é possível. Como seria feita a resolução?

💡 1 Resposta

User badge image

Patrícia Costi

Tu pode arbitrar o valor de f=0,02, colocar na formula de bernoulli e achar a velocidade. Depois achar o Re, rugosidade e o novo f. Se o valor do teu novo f for igual ao valor arbitrario (0,02; com diferença aceitavel para mais e para menos) a conta esta certa, se não for igual, utiliza-se o novo f achado para recalculando o Re.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos físicos reduzidos. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões, automóveis, edificações. Pode-se dizer que dois sistemas são dinamicamente semelhantes se o número de Reynolds for o mesmo para ambos. D refere-se em geral, a qualquer dimensão do sistema, por exemplo, a corda de asa de um avião, o comprimento de um navio, a altura de um edifício. Geralmente, nos túneis aerodinâmicos a semelhança mais utilizada é a de Mach. A natureza de um escoamento, isto é, se laminar ou turbulento e sua posição relativa numa escala de turbulência é indicada pelo número de Reynolds (Re). O número de Reynolds é a relação entre as forças de inércia (Fi ) e as forças viscosas (Fμ

Para dutos circulares de diâmetro D, temos que forças de inércia (ρv) entre forças de viscosidade (μ/D). É expresso como:

Re = (2)

Onde:

v = velocidade média do fluido; D = o diâmetro para o fluxo no tubo; μ = viscosidade dinâmica do fluido; ρ = massa específica do fluido.

O diagrama de Moody:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais