Buscar

O QUE É VOTO DE CABRESTO ?

💡 4 Respostas

User badge image

Julio de Jesus Azevedo Barros

VOTO DE CABRESTO era a forma dos "CORONEIS" disfarçarem a compra de votos. Um método bastante utilizado, uma espécie  de uso da "maquina publica", principalmente entre os mais pobres, enquanto que o CURRAL ELEITORAL, era o REDUTO, onde os "coroneis" mantinham seus eleitores sob controle e os pressionava principalmente em época de eleições.

4
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Foi um sistema muito comum até a década de 30, na época do coronelismo (e que ocorre ainda hoje em menor medida), onde o eleitor só precisava levar um pedaço de papel com o nome do seu candidato e depositar na urna. Tratava-se de um papel qualquer, trazido de casa mesmo. Para os coronéis, bastava entregar a cada um de seus empregados um papel já preenchido, e como a grande maioria destes "eleitores" era analfabeta, estes apenas assinavam seus nomes.

2
Dislike0
User badge image

Caroline Leal

O VOTO DE CABRESTO ERA A FORMA DE CONTROLE ELEITORAL EXERCIDO PELOS CORONÉIS NA ÉPOCA DA REPÚBLICA DO CAFÉ-COM-LEITE, ATRAVÉS DO USO DA FORÇA E DO CONTROLE EFETIVO QUE O VOTO ABERTO POSSIBILITAVA.

O CURRAL ELEITORAL ERA A REGIÃO ONDE O CORONEL EXERCIA O CONTROLE DO VOTO DO CABRESTO.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais