Buscar

Gatti (1993), citado pelas autoras do livro-base, afirma que “as novas tecnologias podem ser vistas como PANACEIA para a educação e como destruidoras

Por um lado pode ser um milagre na educação e por outro pode ser uma destruidor, restringindo as relações humanas.

💡 2 Respostas

User badge image

GERALDA

A maioria das tecnologias é utilizada como auxiliar no processo educativo. Não são nem o objeto, nem a sua substância, nem a sua finalidade. Elas estão presentes em todos os momentos do processo pedagógico, desde o planejamento das disciplinas, a elaboração da proposta curricular até a certificação dos alunos que concluíram um curso. A presença de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino. Um pequeno exemplo disso é o ensino de um idioma baseado exclusivamente nos livros didáticos e na pronúncia da professora, em aulas expositivas. Ele será bem diferente do mesmo ensino realizado com o apoio docente, mas com a possibilidade de diálogos, conversas e trocas comunicativas entre os alunos, o uso de vídeos, fita cassete e laboratórios interativos, por exemplo.

 

Kenski, Vani Moreira.

Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.44

 

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Explique e exemplifique tecnologias independentes.

Nota: 16.0

Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros. (p.58-59)

Resposta:
Tecnologias educacionais dependentes de um ou vários recursos elétricos ou eletrônicos para serem produzidos .E as independente quando não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para sua utilização ou produção.

Questão 2/5

Leia a afirmativa, a seguir:

 

As instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da informação como conteúdos do ensino, mas também reconhecer a partir das concepções que as crianças e os adolescentes têm sobre estas tecnologias, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e usos tecnológicos.

 

LIGUORI, Laura M.

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In LITWIN. Edith. (org).

Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto.Alegre: Artmed,

  1. P.85

 

Gatti (1993), citado pelas autoras do livro-base, afirma que “as novas tecnologias podem ser vistas como PANACEIA para a educação e como destruidoras de um processo de socialização fundamental para o ser humano”. A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, o que significa dizer que as tecnologias podem ser uma panaceia para a educação?

 

Nota: 0.0

Por um lado, a panaceia está em acreditar que as novas tecnologias possibilitarão milagres na educação e, por outro, em acreditar que seu uso pode ser destruidor, restringindo as relações humanas. (p.40)

Resposta:
Sim ,a panaceia na educação e uma metalogia grega.Tecnologia na educação e fundamental

Questão 3/5

Leia fragmentos do artigo de José Manuel Moran:

 

 

Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional – do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicarmos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

Moran, José Manuel.

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias In: Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137.

 

Em relação ao uso da informática na Educação, as autoras do livro-base apresentam algumas questões que Costa (1992) apontou tendo como base o que estava ocorrendo nas escolas públicas e particulares. Dentre estas questões estava o “uso dos materiais informatizados reproduzindo o velho”.  A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique esta problemática.

Nota: 20.0

“Uso dos materiais informatizados reproduzindo o velho”: Não há inovação nas metodologias, ou seja, utilizam-se os computadores para que o aluno repita atividades já realizadas em sala de aula. É claro que, num primeiro momento, o aluno vai adorar, pois o próprio equipamento motiva. Mas, se isso acontecer em todas as aulas seguintes, o aluno certamente vai inventar desculpas para não ir mais esse ambiente e, se for obrigado, irá sem nenhuma motivação. (P.91)

Resposta:
Muitas escolas não aceita o uso da tecnologia ,o uso dos matérias reproduzidos vão ajudar no desenvolvimentos dos alunos . O que não pode e copiar e colar .A tecnologia vão ajudar os professores.

Questão 4/5
Redija um breve texto dissertativo que responda o seguinte questionamento:

Que tipo de educação os professores desenvolviam apoiados na internet?

Nota: 6.0

A maioria dos professores começa a utilizar o computador e o acesso à internet da mesma forma tradicional, unidirecional, com que utilizam o livro, o quadro de giz, a TV e o videocassete. Deve ser ressaltado, porém, que, naquele período, a internet era usada por formadores nos centros de pesquisa e nas universidades, como pretexto de muitos educadores para a criação de cursos de formação continuada de professores. Havia o objetivo de fazê-los repensar o paradigma baseado em uma educação centrada no professor, na comunicação unidirecional, na transmissão de conhecimento e na passividade de recepção do aluno. Eram propostas novas abordagens que propiciassem a integração das TIC na prática pedagógica, desenvolvendo mais a interação e a aprendizagem colaborativa (p. 50).
Resposta:
Os professores desenvolviam pesquisas apoiados na internet , provas e trabalhos.

Questão 5/5
Conforme Cortelazzo (2009), partindo de estudos e pesquisas, de experiências vividas e do compartilhamento com outros educadores em seminários e encontros, determinam-se os quatro princípios básicos que abrangem a educação: a ação comunicativa, o princípio da colaboração, da acessibilidade e o princípio da equidade.
Explique por que esses princípios precisam estar integrados e, seguindo a afirmação da autora, descreva os quatro princípios fundamentais da educação.

Nota: 16.0

Expectativa de resposta: A ação comunicativa, seja a ação docente, seja a ação discente, foi transformada e, no decorrer do século XX, deixou de ser unidirecional (do professor ativo transmitindo um conhecimento pronto e inquestionável para um aluno que se comportava como receptor passivo) para ser comunicativa bi e multidirecional (de alunos inquietos e questionadores). A ação educativa comunicativa é ativa, criativa e, se adequadamente trabalhada pelo professor, desencadeia a prática do aluno proativo e pesquisador.

A colaboração é outro princípio educativo e requer que o aluno compartilhe saberes e experiências tanto para aprender como para praticar suas habilidades e competências com outros para reelaborar o conhecimento existente ou produzir novos conhecimentos. A colaboração é a base de uma parceria sólida e produtiva e ambas são essenciais para a realização de um projeto onde se espera a construção conjunta em qualquer atividade humana. Assim, na educação escolar, a colaboração também é fundamental e deve estar presente na parceria entre professores, entre alunos e entre alunos e professores.

O princípio educativo é a acessibilidade estruturada e sistemática do conhecimento, que é um direito que o aluno possui no processo escolar formal, embora nem sempre esse princípio seja encontrado na educação. A acessibilidade precisa também ser considerada em relação à qualidade dos serviços de atendimento e de manutenção, não importando a modalidade da educação. Os serviços de biblioteca e de acesso a acervo de livros e outros materiais de aprendizagem precisam estar disponíveis para que os alunos os usem efetivamente.

Resposta:
Os quatros princípios fundamentais na educação são comunicação ,sistemática,educação,colaboração, elaboração .E ajudar os alunos na construção de sua identidade, no caminho profissional e pessoal.Emoção e comunicação que lhes permitem encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e torna se cidadãos realizados e produtivos.