Buscar

Nos dias atuais como o corpo é definido pela sociedade?

💡 1 Resposta

User badge image

VANIA SANTOS

A corporeidade no século XXI

Ao longo da história o corpo foi renegado, rebaixado, na construção de um homem abstrato, feito de ideias, sentimentos e valores. Esse ideal de diversidade se manteve nos séculos seguintes, nos círculos de elite, reforçando a necessidade dos exercícios físicos.  Segundo o antropólogo português Jorge Crespo, até por volta do século XVIII acreditava-se que o corpo era apenas o "irremediável resultado de uma herança genética”.

Aos poucos, com o crescimento das cidades e o surgimento de novas ocupações, o físico passou a ser mais exigido. Por motivos de saúde, de higiene e de necessidade para o trabalho cada vez mais repetitivo e especializado (eram os primeiros sinais da Revolução Industrial), a prática de exercícios deveria ser estendida para a maioria da população e não restringir-se ao esporte de elite. Assim entra o corpo no século XIX.

A corporeidade permaneceu no séc. XXI, sendo o palco expressivo das ideologias, preocupa-se em perder a barriga, aumentar o bíceps, como se as partes do corpo estivessem fora de nós. O homem é seu corpo e, quando age no mundo, age como uma unidade. Esse corpo expressivo não é uma simples coleção de órgãos, não é uma representação na consciência, ele é uma permanência que se vivencia.

O corpo humano, como corporeidade, que se constrói no emaranhado das relações sócio-históricas e que traz em si a marca da individualidade, não termina nos limites que anatomia e a fisiologia lhe impõem. Portanto, a corporeidade é a inserção de um corpo humano em um mundo significativo, a relação dialética do corpo consigo mesmo, com os outros corpos e com objetos do seu mundo. A consciência do corpo é definida como a maneira pela qual a atenção sobre o corpo é distribuída e, as pessoas diferem no quanto elas estão conscientes de seus corpos.  Segundo Guzzo (2005):

“O desejo de construir um corpo belo e forte não é novo na humanidade, novas sim, são as tecnologias que existem hoje para que aconteça essa construção. Anabolizantes, esteróides, suplementos alimentares, técnicas cirúrgicas de correção ou extração de gordura: são infinitas as formas de arquitetar a beleza. Muitas delas, porém, oferecem diversos riscos, desde a possibilidade da não mudança até a morte....Cada vez mais o corpo torna-se uma combinação de próteses, enxertos, metais e outros tantos artefatos que modificam sua estrutura química, física e, sobretudo estética. (GUZZO, 2005 p. 140 e 146).”



Busca feita: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18598&revista_caderno=24

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais