Buscar

RESUMO DE O HOMEM QUE BICHO E ESSE?

QUERI SABER COMO FAZER UM RESUMO DE O HOMEM QUE BICHO E ESSE...

💡 4 Respostas

User badge image

Thamiris Pacheco

O homem mesmo depois de ter passado por um processo evolutivo, ainda trás em si resquícios de seus ancestrais e isso é perceptível em pequenos atos. Seu equilíbrio interior tem ligação com suas necessidades biológicas básicas, comuns a todos os seres e adquiridas por herança genética, tendo assim, grande influência em suas atitudes.
Povos de diferentes culturas, que vivem em ambientesdiversificados, podem ter comportamentos e atitudes semelhantes e isso se dá a uma sólida base genética, porém não podemos separar desenvolvimento cultural da evolução biológica, pois algumas transformações ocorridas no homem foram fundamentais para o desenvolvimento dos nossos padrões culturais. O ser humano é resultado não só da sua herança genética, mas também do contexto cultural e social em que sedesenvolveu.
A origem humana tem raízes num passado remoto, quando um ser meio macaco, meio humano ocupava as florestas e depois as savanas da África. O Antropólogo Richard Leakley afirma que até bem pouco tempo o Ramapithecus era considerado o nosso mais provável antecessor. Acredita-se que a partir desse animal surgiram três tipos de hominídeos sendo um deles da linhagem do Homo, que deu origem aohomem moderno.
Todos os seres vivos, inclusive o homem tiveram origem pelo processo de seleção natural, onde os genes são responsáveis pelas características que identificam e definem as formas de vida e as mutações são modificações que alteram as características determinadas pelo gene. Das modificações surgidas mantem-se apenas as que favorecem a sobrevivência do ser.
Ainda sobre a origem dohomem, a hipótese mais aceita afirma que um grupo primitivo de macacos se diversificou dando origem ao bicho-homem, o chimpanzé, o gorila e o orangotango. Existem muitas semelhanças entre esses primatas, porém o homem possui características próprias: o ser humano é o único animal capaz de impor sua vontade ao meio ambiente, é dotado de razão, tem consciência de seus atos, expressa emoções etc.
Nodecorrer do tempo várias transformações foram ocorrendo na paisagem e no clima onde os macacos habitavam isso resultou na formação de uma nova espécie. Os macacos que continuaram habitando as árvores originaram o orangotango, o gorila e o chimpanzé; outros para sobreviverem abandonaram as árvores aventurando-se no chão, dando origem ao homem. Foram necessários milhões de anos em que gradativamenteforam se acumulando modificações até se formar uma nova espécie: a humana.
Somente a sociedade humana não se restringe a um grupo de organismos que vivem e trabalham cooperativamente, além de organizar os indivíduos, também se associa no nível de ideias. Diferentemente dos animais, por não seguir padrões rígidos de conduta e caracterizar-se pela criatividade diante de novas situações, o homem comseu livre arbítrio, reage de forma diversificada ao meio ambiente.
A caça motivou o início de uma cooperação mais efetiva, os mais hábeis saiam para caçar enquanto as fêmeas, os filhos e todo aquele que não participava da caça esperavam no acampamento. Inicialmente, a caça fazia parte de um jogo sexual simbólico, apesar de ser exaustiva, pois exige longos trajetos. O resultado da caça erarepartido entre as fêmeas e os filhos, iniciando aí o comportamento paterno onde o hominídeo macho, juntamente com a fêmea, tornam-se responsáveis pela sobrevivência, alimentação e educação dos filhos. Ao contrário dos macacos, que além de não reconhecerem os filhotes, os cuidados dos mais jovens restringem-se exclusivamente as fêmeas.

1
Dislike0
User badge image

Adailton Andrade Dos Santos

Não Tem jeito, Daniella Soares! Vamos ter que fazer tudo! já procurei em tudo que é site e nada deste resumo.... boa sorte ai vc tambem!!!

0
Dislike0
User badge image

daniella soares

é verdade....

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais