Buscar

Por que não é possível temperar um aço com baixo teor de carbono?

💡 2 Respostas

User badge image

Diego Pinho

A tempera depende justamente de um certo teor de carbono, pois esse carbono fica dissolvido na fase austenitica do aço, quando o mesmo está numa temperatura acima da eutetoide: Quando a temperatura cai bruscamente no processo de tempera, a austenita sofre um escoamento de planos, tentando ir de CFC para CCC e, por o carbono nao se desprender da celula unitaria mais rapidamente do q a mudança de fase ocorre, a geometria da celula unitaria fica irregular e nao alcança o CCC. Esse fenômeno é responsavel pela caracteristica dureza da martensita.
2
Dislike0
User badge image

1 212105041

Têmpera é o processo pelo qual o aço e outras ligas (bem como de vidro) são endurecidos, a fim de criar um produto final mais forte. A têmpera do aço requer várias etapas, e em cada uma delas, ligeiras mudanças acontecem no aço, resultando num metal cada vez mais duro. Todo cuidado deve ser tomado enquanto o aço é temperado, pois é possível fazer com que o metal se torne frágil se for aquecido muito rapidamente ou resfriado também muito rapidamente durante o processo de têmpera. Para temperar um aço, é preciso aquece-lo a altas temperaturas e resfria-lo rapidamente. A melhor forma de saber o ponto de tempera é com um ímã,  o aço no ponto certo perde suas propriedades magnéticas. Tudo certo coloque o aço na água e segure-o lá até esfriar. O carbono possui grande facilidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, também estabelece ligações com praticamente qualquer elemento da tabela periódica, sejam eles metálicos ou não metálicos, o que de fato gera uma infinidade de compostos. Dessa forma, com baixo teor de carbono, não vai ser possível a interação das moleculas na fase de aquecimento do aço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados