Buscar

o que acontece quando as lipoproteínas se elevam na circulação do sangue?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Giovanni

Aumenta da pressão coloidosmotica..
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A lipoproteína é um complexo responsável pelo transporte de lípideos nos meios líquidos, já que eles não reagem facilmente com o nosso plasma . As gorduras são cobertas por fosfolipídeos, colesterol e proteínas sendo que esta última fração é denominada apoproteína. No organismo humano, são sintetizados no fígado e no intestino delgado.


Duas lipoproteínas importantes são o LD e HDL  que fazem o transporte do lipídio colesterol no organismo. OHDL é chamado de bom colesterol e o LDL de mau colesterol . Isso porque a função da HDL é retirar o excesso de colesterol presentes nos tecidos, transportando-o para o fígado, onde será degradado. Por outro lado, a LDL faz o inverso: leva o colesterol do fígado e  intestino para regiões que produzem esteroides e para as membranas celulares. 


Portanto, se as  lipoproteínas se elevam na circulação do sangue há duas situações possíveis: aumento ou diminuição excessiva de colesterol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais