Buscar

A Prescrição Intercorrente se aplica a Justiça do Trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Róger Araújo

Boa tarde, Marcela!

 

A primeira turma do TST entende que a prescrição intercorrente não se aplica à justiça do trabalho (http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/turma-confirma-que-prescricao-intercorrente-nao-se-aplica-a-justica-do-trabalho). No mesmo sentido tem a Súmula nº 114 do TST, que diz que "É inaplicável na Justiça do Trabalho".

 

Só que esse entendimento não é pacífico, uma vez que o STF entende que se aplica"O Direito Trabalhista admite a prescrição intercorrente" (Súmula nº 327).

 

Você pode ler o artigo "Aplicabilidade da prescrição intercorrente à execução trabalhista", disponível no site http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7519, ele é muito bom.

 

Bons estudos!!!

 

 

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Após a reforma trabalhista a prescrição intercorrente passou, sim, a ser aplicada na Justiça do Trabalho. É o que prevê agora o art. 11-A da CLT e o art. 878 do mesmo diploma:

Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos.

§ 1o A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

§ 2o A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição

 

Art. 878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais