Buscar

ATOS DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO DO CONTRATO

O QUE SÃO ATOS DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO DO CONTRATO?

💡 3 Respostas

User badge image

Nathalia Pereira

ATO HOMOLOGATÓRIO

Constatada a necessidade de instaurar o procedimento licitatório e tendo-se iniciado o procedimento administrativo específico de cada órgão, chamado de atos preparatórios, a licitação ocorre através de uma seqüência de fases preordenadas segundo a Lei.

 Findo o processo licitatório, cabe ao órgão intitulado Comissão de Licitação interpretar qualquer rigor formal do edital, com vistas à satisfação do objetivo maior da licitação, que é a obtenção da melhor oferta.

Após o julgamento, os autos do procedimento são remetidos à autoridade superior para, exercendo função inerente ao controle hierárquico, verificar se o feito teve tramitação adequada, encerrando-se assim o procedimento licitatório, ou ainda, anular ou revogar tal procedimento, além da possibilidade de determinar novas providências ou diligências complementares. Ressalte-se que tanto a anulação quanto a revogação ensejam o exercício do direito de defesa, permitindo aos interessados questionar os motivos invocados pela Administração para o desfazimento da licitação.

Dessa forma, o entendimento é de que a homologação se situa no âmbito do poder de controle hierárquico da autoridade superior e tem natureza jurídica de ato administrativo de confirmação, uma vez procedendo à homologação do julgamento, confirma a validade da licitação e o interesse da Administração em ver executada a obra ou serviço, ou contratada a compra, nos termos previstos no edital.

Nas palavras de BANDEIRA DE MELLO7, homologação é o ato vinculado, unilateral, pelo qual a Administração concorda com o ato jurídico já praticado, uma vez verificada a 5 consonância dele com os requisitos legais condicionadores de sua válida emissão. Ainda segundo o autor, percebe-se que se diferencia da aprovação a posteriori em que a aprovação envolve apreciação discricionária ao passo que a homologação é plenamente vinculada.

Ensina CARVALHO FILHO8 que a autoridade competente superior pode, após receber o processo de licitação encaminhado pela Comissão;

(i) determinar o retorno dos autos para a correção de irregularidades, se estas forem supríveis; (ii) invalidar o procedimento, no todo ou em parte, se estiver inquinado de vício insanável;

(iii) revogar a licitação por razão de ordem administrativa, observadas as condições do art. 49 do Estatuto;

(iv) homologar o ato de resultado final da Comissão, considerando implicitamente a legalidade da licitação.

ATO ADJUDICATÓRIO

A adjudicação é tida como a atribuição ao vencedor da atividade (obra, serviço ou compra) objeto da licitação para a subseqüente efetivação do contrato administrativo. É realizada pela mesma autoridade competente para a homologação, sendo conseqüência jurídica desta. Segundo a lei vigente, a adjudicação não integra o procedimento licitatório e é posterior ao ato de homologação, uma vez que o art. 6º, XVI, do Estatuto, não incluiu a adjudicação na competência da Comissão de Licitação, além de que, o art. 43, VI, estatui que é função da autoridade competente deliberar quanto à homologação e à adjudicação do objeto da licitação.

A convocação só pode ser dirigida ao primeiro colocado, visto que um dos efeitos da adjudicação é excluir os demais licitantes, os quais poderão vir a ser chamados, sem obrigatoriedade de aceitação após liberação de suas propostas, se houver omissão ou recusa do adjudicatário. Ressalte-se que é indispensável que o prazo para atendimento conste do 6 ato convocatório, sendo, ainda, de todo conveniente, que tal prazo assinalado para a resposta situe-se dentro da validade da proposta.

Hely Lopes Meirelles, didaticamente, apontava os seguintes efeitos jurídicos da adjudicação homologada:

(i) aquisição do direito de contratar com a Administração nos termos em que o adjudicatário venceu a Licitação;

(ii) a vinculação do adjudicatário a todos os encargos estabelecidos no edital e aos prometidos na proposta,

(iii) sujeição do adjudicatário às penalidades previstas no edital se não assinar o contrato no prazo e condições estabelecidas; e

(iv) impedimento de a Administração contratar o objeto licitado com qualquer outro que não seja o adjudicatário.

Cabe ainda ressaltar que a adjudicação é o ato final do procedimento e constitui-se no direito do licitante a contratar com a Administração, quando esta se dispuser a firmar o ajuste. Após a convocação para assinar o contrato, este deverá ser feito em 60 dias da data de entrega das propostas e ultrapassando este prazo, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos ( art. 64, §3º).

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Muito bem Nathalia! 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Homologação é uma das últimas etapas da licitação. Nesse ato, verifica-se a legalidade de todo o procedimento até então. Verificando alguma irregularidade, o processo retorna à comissão de licitação para corrigir as falhas ou, não sendo possível, anula-se a licitação.

Adjudicação é o ato por meio do qual se atribui o objeto da licitação ao vencedor do certame. Esse ato apenas garante que, quando a administração for celebrar o contrato, o fará com o licitante vencedor. É o ato que encerra a licitação.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais