Buscar

Quem foi ford?

quero saber suas teorias

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Santos

A teoria da administração científica teve em Henry Ford um seguidor diligente e aplicado. Suas idéias, aplicadas à produção de automóveis, acabaram conhecidas como “Fordismo”.

A fabricação em série, com linhas de produção adotada nas usinas Ford, não é invenção sua, mas um dos numerosos processos científicos que adotou, com maior êxito. Havendo velocidade prefixada para os andamentos das cadeias, o trabalho de montagem, nas fábricas, veio alterar em parte o estudado por Taylor e seus seguidores, no tocante à produtividade e ao seu estímulo, pois numerosos operários passaram a não poder produzir mais nem menos do que o prefixado, sob pena de prejudicarem a sincronização geral.

A racionalização do trabalho, o estudo e o detalhamento, à exaustão, de suas etapas componentes, redunda em exigir a presença de um homem alinhado com essa racionalização: o homem necessita estar psicologicamente adaptado à produção fordista. Na fábrica, o trabalhador desenvolve atividades automáticas, maquinais, que exigem notável dispêndio de energia física; trata-se de se fazer um trabalho coisificante, repetitivo.

O modelo de trabalho adotado na Ford baseou-se primariamente nas idéias de Taylor e a supremacia da Ford prosseguiu até o início dos anos 1920, quando a General Motors, sob a inspiração da distinção e do individualismo, ampliou e diversificou a escala produtiva. A Ford efetuou a demissão de mais de 30% de seus operários em 1921 e teve que adaptar-se aos novos tempos.

Fonte: http://www.inteligentesite.com.br/modelos/modelo51/subconteudo.asp?ID=226&IDSUBLINK=3018

0
Dislike0
User badge image

Ana Paula Aguiar

Henry Ford (1863-1947) foi precursor deste movimento que ocorreu junto ao Taylorismo.
Na linha de montagem é o PRODUTO em processo que se movimenta, enquanto o trabalhador fica parado.
No começo de 1914, a Ford, pioneiramente adotou a linha de montagem móvel mecanizada para a montagem do chassis, que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho em contraste com as 12 horas e 28 minutos necessárias no ano anterior – montagem artesanal.

Princípios do Fordismo

Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.


Princípio de economicidade : consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio deste princípio conseguiu fazer com que o trator ou automóvel fossem pagos a sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida.

Princípio da produtividade : consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, em um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção.

Inovações de Ford

Adotou o dia de trabalho em 8 horas
Duplicou o valor dos salários para 5 dólares por dia. Os concorrentes não gostaram.
Achava que todos os funcionários deveriam comprar seu veículo.
Lançou o manual do proprietário

0
Dislike0
User badge image

noeme

  • Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
  • Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
  • Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais