Buscar

Qual a diferença entre jurisprudência e súmula?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Domingues

Resumidamente:

 

Jurisprudência: CONJUNTO de decisões que demonstram o entendimento de um tribunal, ou alguns tribunais sobre uma determinada matéria. São posicionamentos semelhantes, que indicam uma corrente a ser seguida. Não existe um número de decisões que caracterizem uma jurisprudência, talvez duas já sejam o suficiente, desde que seja a seu favor. 

 

Súmula: é um entendimento EXPRESSAMENTE firmado por um Tribunal ou uma corte. A partir de várias decisões, de várias "jurisprudências" consonantes, a Corte simplifica um entendimento num enunciado, com base a aplicá-lo sempre (em tese) nos casos análogos que surgirem dali para frente.

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Precedente é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares. 

Difere-se da jurisprudência na medida em que esta significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Pressupõe um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais.

Já a súmula é o resumo de vários julgamentos de um determinado tribunal sobre determinada matéria, quando as decisões são no mesmo sentido.

Wellington Cabral Saraiva nos traz uma explicação:

"Durante algum tempo, diversos processos nos tribunais discutiam se deveria haver pagamento de contribuição previdenciária sobre o valor do décimo-terceiro salário. Diversos desses processos chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, repetidas vezes, ser devida a contribuição previdenciária naqueles casos. Constatada a repetição dos julgamentos sobre a mesma matéria e no mesmo sentido, o STF decidiu aprovar uma súmula, resumindo esse entendimento. Daí nasceu a súmula 688 de sua jurisprudência, a qual diz: “É legítima a incidência da contribuição previdenciária sobre o 13.º salário.”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais