Buscar

O que é convivência more uxória e qual sua funçao na uniao estavel ?

💡 3 Respostas

User badge image

Marília Setnarski

Tendo em vista que a união estável é um fato social, a convivência more uxória é um dos principais requisitos para a caracterização da união estável. De forma simplificada, se trata de uma convivência com aparência de casamento. É um critério subjetivo, assim como o affectio maritalis, que denota um relacionamento a dois com intenção de constituição familiar. É quando ambos são reconhecidos, aos olhos da sociedade, como "esposa e esposo".

3
Dislike0
User badge image

Roseli Alves

O que significa more uxorio? More uxorio significa, nada mais nada menos, traduzindo literalmente, “aos costumes de casado”, ou seja, a circunstância de um casal viver ao modo de casado, na posse do estado de casado.

É justamente o more uxorio, a posse do estado de casado, que ontologicamente constitui a essência da união estável. Onde não há more uxorio, não há união estável; logo, onde não há more uxorio, pode haver, sim, concubinato, mas não união estável, o concubinato no sentido amplo, ou mesmo no sentido estrito, que agora é definido pelo art. 1.727 do novo Código Civil.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É a convivência como se casados fossem, ou seja, é aquele relacionamento que preenche os requisitos de viver como se quisesse constituir família, mantendo-o de forma contínua, duradoura e pública, o que atende aos requisitos para caracterização da união estável. Vejamos o Código Civil:

"Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais