Buscar

Descreva a presença e as funções dos lipídios em estruturas vegetais:-

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas George

reserva de energia

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.


Os lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.

Os óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho contém ácidos graxos essenciais, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares. Esses lipídios essenciais também auxiliam a absorção das vitaminas A,D,E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.


Portanto, os lipídios estão presentes em estruturas vegetais com a função de servir como reserva de energia, sintetizar moléculas orgânicas e constituir as membranas celulares.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-lipidios-funcoes-e-tipos/. Acesso em 29 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais