Buscar

Instituições e Organização do Estado

1-Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.

Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante.

Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.

A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.

I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.

II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.

III. Um empreendedor, ao utilizar suas habilidades, dá forma a uma oportunidade de negócio que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.

É correto o que se afirma em:
A
I, apenas.
B
III, apenas.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
2-n

Estes programas consistem em uma parte da gestão da inovação, estão estruturados para que os trabalhadores ofereçam ideias de aperfeiçoamento a produtos, processos ou tecnologias utilizadas no interior da empresa, visam que o trabalhador compartilhe seus conhecimentos com a organização. Podem receber vários nomes, mas tem em comum a busca da participação dos profissionais com vistas a contribuirem para mudanças no interior da empresa que levem a inovação.

Assinale abaixo a alternativa que contemple, conforme estudado, de qual programa o texto acima está tratando:

A

(    ) Melhoria Contínua

B

(    ) Inovação Personalizada

C

(    ) Criatividade Remunerada

D

(   ) Capacitação e Treinamento

E

(    ) Desenvolvimento Constante

3-

O Acordo TRIPs foi firmado em meados da década de 1990 para disciplinar aspectos do Direito da Propriedade Intelectual relacionados ao comércio. Um dos seus pontos mais importantes diz respeito às proteções mínimas que todos os países da Organização Mundial do Comércio (OMC) devem respeitar no que toca às patentes de invenções.

Quanto aos efeitos do acordo TRIPs sobre o Direito brasileiro, assinale a única opção correta:

A

Por conta do acordo TRIPs o Brasil, pela primeira vez na sua história, viu-se obrigado a promulgar uma lei sobre patentes.

B
Embora o Brasil já possuísse uma legislação sobre patentes, ele foi obrigado a promulgar uma nova, que assegura uma proteção ainda maior aos inventores, em todos os ramos da tecnologia. 
C

O acordo TRIPs, por ser menos rigoroso do que a lei brasileira da década de 1970, possibilitou que o Brasil deixasse de conceder patentes sobre medicamentos, o que muito ajudou a indústria brasileira neste setor.

D

O acordo TRIPs, embora mais rigoroso, ainda não foi aplicado ao Brasil, posto que o país ainda não aderiu à Organização Mundial do Comércio.

 

 

 

4-

O Acordo TRIPs e a Lei nº 9.279/96 trouxeram muitas modificações no tocante à proteção conferida às patentes de invenção. Analise, dentre as afirmativas a seguir, aquelas que contemplam o atual sistema brasileiro de patentes.

I - Atualmente, as patentes de invenção são protegidas pelo prazo de 20 anos a contar da data de depósito do pedido.

II - A “atividade inventiva” é um dos requisitos exigidos para a concessão da patente.

III. A lei brasileira não define o que é uma invenção.

IV - Teorias científicas podem ser patenteadas.

 

Dentre estas quatro afirmativas, estão corretas:

A

As afirmativas I, II e IV apenas.

B

As afirmativas III e IV apenas.

C

As afirmativas I, II e III apenas.

D

As afirmativas I e II apenas.

 

 

 

5-

Com base na Lei nº n5.771/71 o Brasil, até meados da década de 1990, não patenteava processos ou produtos farmacêuticos, como estratégia para estimular o desenvolvimento de uma indústria nacional neste setor. Porém, com a lei nº 9.279/96, o país passou a conceder patentes sobre quase todos os ramos da tecnologia, incluindo os medicamentos.

 

Sobre as razões desta alteração legislativa, analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:

I- O Brasil já havia alcançado, em 1996, um bom nível de desenvolvimento tecnológico próprio, não necessitando mais do estímulo da lei nº 5.772/71.

II-  O Brasil tinha interesse em aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC). Assim, precisou adaptar sua legislação sobre patentes às regras que haviam sido adotadas pelos diferentes países que participaram da criação da OMC.

III- O Brasil tinha interesse em ser admitido como membro do MERCOSUL. Assim, precisava adaptar sua legislação sobre patentes às regras deste bloco econômico.

IV- O Brasil vinha sofrendo sanções comerciais por parte dos Estados Unidos, sob a justificativa de que as empresas brasileiras não estavam respeitando os direitos dos inventores norte-americanos.

 

 São corretas as afirmativas:

A
Afirmativas I, II e III, apenas.
B

Afirmativas I, III e IV, apenas.

C

Afirmativas I e III, apenas.

D

Afirmativas  II e IV, apenas.

E

Afirmativa II, apenas.

💡 9 Respostas

User badge image

Max Anderson

5- D

0
Dislike0
User badge image

Max Anderson

4- D

0
Dislike0
User badge image

Max Anderson

5-D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais