Buscar

qual o mecanismos usados pelo organismo humano para o restabelecimento do pH ideal na acidemia e alcalemia?

💡 3 Respostas

User badge image

FABRICIO BISSOLI DE ALCANTARA

Sistema de tamponamento
0
Dislike0
User badge image

João Godoy

Bom, temos que entender algumas coisas.
O corpo humano tem varios mecanismos de regulaçao de pH, que sao ativados de forma preferencial, dependendo da gravidade da alteraçao.
Quando há uma alteraçao de pH, a primeira resposta do organismo é por meio de tampoes: sistemas que tendem a se opor a essas mudancas, mantendo a homeostase e o equilibrio acido-base.
Existem alguns tampoes importantes no nosso corpo. O principal tampao plasmático é o tampao Bicarbonato. Já no sangue, o principal tampao é o tampao Hemoglobina. Alem disso, há o tampao fosfato, que atua dentro das celulas.

Caso o sistema de tampoes nao dê conta de reestabelecer a homeostase, há a atuaçao do sistema pulmonar. Em caso de um acidose, o individuo passa a hiperventilar, com o intuito de expulsar o CO2 do organismo, evitando que ele reaja com a água e origine H+ e HCO3-
Caso haja uma alcalose, o pulmao vai atuar no sentido de reter CO2.

Suponhamos que, dentro de dias, a atuaçao pulmonar e tamponante nao dê conta de corrigir as alteraçoes no equilibrio acido base.
Nesse caso, quem atua é o sistema renal. No néfron, especificamente no tubulo contornado distal, há a atuaçao do hormonio aldosterona, que atua na reabsorcao de Na+ e na excreçao de K+. Numa acidose, por exemplo, essa bomba de Na+K+ passa a substituir a excrecao de K+ por H+ na urina, na tentativa de diminuir as concentracoes de protons no organismo e regular o pH. Haverá, consequentemente, uma hipercalemia devido ao acumulo de K+.
Contudo, no caso de uma alcalose, ao inves de o rim excretar esse H+, ele passa a reabsorvê-lo no lugar do Na+. Consequentemente, há uma hiponatermia, devido á saída de sódio, bem como hipocalemia, devido ao aumento da velocidade da bomba de sodio/potassio com o intuito de reestabelecer o equilibrio.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Desequilíbrio ácido-básico ou desbalance ácido-base é um transtorno fisiológico sistêmico geralmente causado por problemas respiratórios, renais ou hepáticos. Nesse contexto, o excesso de ácido no sangue é chamado acidemia, sendo o processo acidificante chamado de acidose e, por outro lado, o excesso de bases é chamado de alcalemia, sendo o processo alcalinizante denominado alcalose. 


Assim, como para reagir ao quadro de acidose, há três mecânismos:

  1. Bicarbonato é adicionado ao plasma sanguíneo pelas células tubulares renais;
  2. Amoniagênese leva a uma formação aumentada de tampão (na forma de NH3);
  3. Mudanças na respiração para expelir mais dióxido de carbono.

Por sua vez, para reagir ao quadro de alcalose, há um mecânismo:

  1. Excreção de bicarbonato na urina.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desequilíbrio_ácido-básico. Acesso em 02 de agosto de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais