Buscar

Se os resíduos não forem normais, os testes de hipóteses não serão válidos?

Na análise de resíduos em regressão linear, se os resíduos não possuirem distribuição Normal, os teste de hipótese realizados para a amostra não serão válidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Giulia Berbel

Não, os testes não serão válidos. Isso porque, para usar as estatísticas dos testes t e/ou F, a distribuição do vetor de resíduos tem que ser normal.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Regressão linear é estudar uma variável de interesse (variável dependente) em função de outras variáveis que irão me ajudar a entendê-la, as chamadas covariáveis ou variáveis independentes. Por exemplo, se você quer estudar como o preço do dólar se comporta em função da taxa de crescimento do Brasil ou o exemplo clássico de tentar estimar o tamanho do pé de uma pessoa baseado em sua altura.


Todos esses exemplos, tanto os acima como os do começo do texto, tem algo em comum que é a relação entre as variáveis. Essa relação pode ser estudada matematicamente, ou seja, podemos quantificar em números quanto uma variável está relacionada a outra e como ela impacta em seu comportamento. No caso de duas variáveis, quando se tem dados de um par do tipo (x,y) e coloco em um gráfico é possível observar aproximadamente como elas se comportam.


Portanto, a regressão nos diz qual a melhor curva a ser traçada para os testes de hipótese realizados para a amostra que se ajusta melhor nesses dados, podendo ser uma reta ou uma curva qualquer.

Fonte: https://www.escolaedti.com.br/o-que-e-regressao-linear-entenda-aqui/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais