Buscar

O que aconteceria com o O2 se no sangue ao invés de Hb houvesse Mb?

💡 2 Respostas

User badge image

Leoto Barbosa

o desprendimento do oxigênio, quando se chegasse aos tecidos, seria altamente dificultado. Visto que, a proteína mioglobina possui maior afinidade de ligação com oxigênio do que a hemoglobina. Isto é, a ligação oxigênio - mioglobina é mais estável quimicamente que a ligação oxigênio - hemoglobina.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hemoglobina é formada por quatro subunidades, sendo que cada uma dessas subuinidades encontra-se associada a um grupo prostético denominado heme. O grupo heme é uma molécula que possui em sua composição um átomo de ferro (Fe2+), que pode se ligar de forma reversível a uma molécula de O2. Dessa forma, uma molécula de hemoglobina oxigenada contém quatro moléculas de O2
A ligação da primeira molécula de oxigênio resulta em alterações na conformação da hemoglobina, que facilitam o preenchimento dos demais grupos heme, num processo conhecido como cooperatividade. A cooperatividade resulta da influência de um sítio sobre outro localizado em subunidades diferentes de uma mesma molécula e, portanto,  só pode ser observada em proteínas oligoméricas.
A mioglobina, por sua vez, é formada por uma única cadeia polipeptídica, contendo apenas um grupo heme. Por essa razão, o processo de cooperatividade não é observado, isto é, a ligação de uma molécula de O2 à mioglobina não afeta a oxigenação das demais.


A ausência de cooperatividade resulta em uma maior saturação da mioglobina quando comparada à hemoglobina, considerando-se uma mesma pressão parcial de O2 (pO2). Isso significa que, para qualquer pO2, a mioglobina tem afinidade por O2 maior que a hemoglobina.
Nos pulmões, onde a pressão parcial de O2 é alta,  a hemoglobina fica praticamente toda saturada, liberando a maior parte do O2 nos tecidos, onde pO2 é baixa. 

Se a hemoglobina do sangue fosse substituída por mioglobina, o transporte de O2 dos pulmões aos tecidos seria bem menos eficiente, uma vez que a saturação da mioglobina seria alta mesmo quando a pressão parcial de O2 é baixa, isto é, somente uma quantidade muito pequena de O2 seria disponibilizada aos tecidos.


A maior afinidade da hemoglobina pelo O2 possibilita que ele seja transferido do sangue para o músculo, onde fica associado à mioglobina e pode ser utilizado pelas mitocôndrias das células musculares. Se a hemoglobina do sangue fosse substiuída por mioglobina, o transporte de Odos pulmões aos tecidos seria menos eficiente, uma vez que, devido à maior afinidade da mioglobina pelo O2, menor a quantidade de O2 disponibilizada aos tecidos.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais