Buscar

Ajuda

No regime do novo Código Civil, os menores com dezesseis anos de idade podem ser emancipados, a requerimento dos pais, em ato conjunto, ou de um deles na falta do outro, condicionado à homologação judicial?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Lídia Firmino

Errado.

Uma pessoa física pode adquirir a capacidade de fato ao longo de sua vida, tanto como pode perdê-la. Mas como adquiri-la? A regra geral é que a pessoa humana adquire a capacidade de fato quando:

– ao completar 18 (dezoito) anos;

– pela concessão dos pais (emancipação);

– pelo casamento;

– pelo exercício de emprego público efetivo;

– pela colação em curso de ensino superior;

– pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A emancipação civil pode ocorrer pela concessão dos pais ou responsáveis, por sentença de juiz, ou por determinados fatos que a lei dispõe, conforme artigo 5º do Código Civil. A Emancipação Voluntária, é a que advém da concessão dos pais, ou de apenas um deles, na falta do outro, que admitem em seu filho maturidade necessária para reger sua pessoa e seus bens, dispensando a proteção que o Estado oferece. Caso haja discordância de um dos pais, o juiz analisará o caso e decidirá o cabimento ou não da emancipação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais