Buscar

PERGUNTA DE SOCIOLOGIA E EDUCACAO

MARX CONSIDERA QUE A EDUCACAO DEVE TER FINALIDADE EMANCIPATORIA.EM TERMOS PRATICOS ISSO SIGNIFICA QUE?

 

💡 3 Respostas

User badge image

Anna Hossa

O conceito de emancipação humana e sua relação com a educação. Objetiva-se com tal temática esclarecer o sentido da educação emancipatória a partir da abordagem do conceito de emancipação humana nos filósofos: Immanuel Kant, Karl Marx, Theodor Adorno e Paulo Freire. Esta análise demonstrou que a partir de Kant se estabelece a ideia de esclarecimento ou emancipação enquanto superação da menoridade através do uso público da razão. Em Marx a categoria emancipação passa a ter um sentido político-social, na perspectiva de transformação das estruturas da sociedade através de organização social do proletariado. Já Adorno aborda a emancipação e sua importância para a educação numa concepção crítica da sociedade industrial. Por fim, Freire traz para a realidade latino-americana o significado de emancipação como humanização do oprimido e superação dos seus condicionamentos históricos. Essa reconstrução filosófica conduz a um sentido coletivo e político da emancipação humana, reafirmando uma concepção de educação capaz de construir no ser humano a sua humanidade plena.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Karl Marx foi um importante filósofo, economista e cientista social que viveu no século XIX. Entre as suas mais importantes obras, pode-se destacar “O Capital” e “Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844”. O conceito de alienação é importante nestas obras, e pode ser dividido em partes.

Karl Marx dividiu a sociedade em capitalistas, que possuem os meios de produção e proletários, que vendem sua força de trabalho a troco de capital. Com base nessa divisão, ele analisou a luta de classes. Após a criação da propriedade privada e dos meios de produção, a sociedade passou a ser dividida entre os proprietários e os trabalhadores, isto é, entre a burguesia e proletariado. A burguesia era a classe detentora dos meios de produção e o proletariado possuíam apenas sua força de trabalho.

No que diz respeito a educação, Marx defendia o fato de que a educação deveria atuar para tirar o indivíduo de uma situação de alienação, tornando o crítico frente às situações da vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais