Buscar

Conceitue: tributos; impostos; taxas; contribuição.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Domingues

Tributo é o gênero maior, que possui como espécies os impostos, taxas, contribuições (de melhoria, sociais). além dos empréstimos ccmpulsórios.

TRIBUTO (art. 3º CTN): é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

IMPOSTOS: são, por definição, tributos não vinculados que incidem sobre manifestações de riqueza do sujeito passivo (devedor). Vide art. 16 do CTN.

TAXAS: são valores cobrados em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição (CF, art. 145, II – na mesma linha de raciocínio, conferir o art. 77 do CTN).

CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA: cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado. Vide art. 81 do CTN.

EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS: art. 148 da CF/88: são empréstimos forçados, coativos, porém restituíveis. A obrigação de pagá-los não nasce de um contrato, de uma manifestação livre das partes, mas sim de determinação legal, instituídos por lei complementar para:

I – para atender a despesas extraordinárias: calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
II – no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional;

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS: art. 149 da CF - Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6.º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

 

 

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Tributo:

Segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional, tributo "é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada."

  • Imposto:

Segundo o artigo 16º do CTN, imposto “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.

  • Taxa:

De acordo com o artigo 77º do CTN, taxa é um tributo “que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização efetiva e potencial, de serviço público específico e divisível”.

  • Contribuição:

As Contribuições são divididas em Contribuições de Melhoria e Contribuições Especiais. 

De acordo com o artigo 81, a contribuição de melhoria "é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado".

As contribuições especiais, segundo Fábio Dutra, “são tributos finalísticos, sendo a destinação da arrecadação critério de validação constitucional dessas duas espécies tributárias”.

0
Dislike0
User badge image

ESTEFANIA MARGARETH DA COSTA PEREIRA SANTOS

Gostei mesmo, agora se tivesse exemplos de cada tópico séria ótimo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais