Buscar

Qual a melhor maneira de introduzir a literatura?

Qual a melhor maneira de introduzir a literatura de forma dinâmica e participativa em aluno dos 6º e 7º anos?

💡 3 Respostas

User badge image

Suze Moreira

Essa é a época em que se devem ser introduzidos livros diversos para despertar o interesse pela leitura. O professor deve conversar com os alunos sobre a relevância da literatura, que é algo bom, ajuda a formar bons cidadãos, pessoas conscientes, etc.

É importante mostrar que a leitura não é algo chato, e isso pode ser feito a partir de temas de que eles já gostem. O melhor material a ser utilizado nesse período são os contos, porque são curtos e de fácil compreensão.

O professor deve pedir que cada aluno manifeste seu gosto e buscar, então, pequenos textos relacionados a isso para que todos entendam que a literatura não é algo deslocado de seu contexto.

É interessante fazer o "momento do leitor", em que em cada semana um aluno fica responsável por buscar um texto que lhe agrade, e aí pode ser qualquer coisa, até uma piada. É uma forma de aproximar os alunos da leitura.

O ensino de literatiura deve ser algo interativo, por isso não é bom que o professor encha os alunos com conteúdos de que apenas ele mesmo gosta. O aluno é sujeito agente no processo de aprendizagem.

9
Dislike0
User badge image

Edilaine Fernandes

Olá Cícero, sugiro a você, que pesquise em sites alguns planos de aula sobre Lteratura no Ensino Fundamental. Ex: Portal do professor, Nova Escola...Acredito que possa te ajudar.

2
Dislike0
User badge image

José Antunes

Comece perguntando aos alunos, o que eles sabem a respeito da literatura, se tem curiosidade sobre algum tipo de livro, se gostariam de ler e discutir sobre algum livro. Faça um debate em sala, sobre a imporância da leitura, e da literatura, independente da idade dos alnos. Inclua eles no assunto, não apenas jogue livros para eles lerem.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais