Buscar

Porque em um processo fermentativo é mais adequado calcular a velocidade específica e não a instantânea?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A fermentação alcoólica é a atividade de leveduras sobre açúcares que se encontram em uma solução. São etapas biológicas em que a energia originada das reações de oxidação parcial é usada para o desenvolvimento de leveduras e a oxidação parcial anaeróbia da hexose produzindo gás carbônico e álcool e gás carbônico.


A transformação do açúcar em etanol e gás carbônico abrange \(12\) reações em sequencia coordenada, cada uma metabolizada por uma enzima específica. Todo esse processo enzimático acontece no citoplasma celular.


Os carboidratos são os substrados da  fermentação e podem ser compostos da levedura, como o glicogênio e a trealose (endógenos ) ou então a sacarose, glicose, frutose e outros (exógenos ), estes últimos dados à levedura.


Assim, em um processo fermentativo é mais adequado calcular a velocidade específica e não a instantânea porque o processo possui diferentes enzimas que são especifícas a cada etapa da reação.

1
Dislike0
User badge image

Cristina Fantini

Porque a velocidade espécifica, considera-se a concentração de micro-organismo no instante da medição.

Assim a velocidade específica é a velocidade instatânea, considerando a concentração (taxa) de micro-organismo presnte no instante considerado, e como na fermentação é o micro-organismo que comanda a biotransformação, é mais correto considerar sua presença (concentração) que está alterando a cada instante

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais