Estado e politica social e economia politica aplicada apol4

Leia com atenção o texto de contextualização sobre os direitos de seguridade social:

“Nos marcos dos países capitalistas da Europa ocidental e da América Latina, a Seguridade Social se estrutura tendo como referência a organização social do trabalho, apesar de constituir-se de forma bastante diferenciada em cada país, em decorrência de questões estruturais, como o grau de desenvolvimento do capitalismo e de questões conjunturais, como a organização da classe trabalhadora. A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial, foi determinante na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista1. Os direitos da seguridade social, sejam aqueles baseados no modelo alemão bismarckiano, como aqueles influenciados pelo modelo beveridgiano inglês, têm como parâmetro os direitos do trabalho, visto que desde sua origem, esses assumem a função de garantir benefícios derivados do exercício do trabalho para os trabalhadores que perderam, momentânea ou permanentemente, sua capacidade laborativa.”

(BOSCHETTI, I. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites a sua efetivação. Texto de apoio Curso de Especialização Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: UNB; CFESS; ABEPSS, 2007)

Conforme vimos no texto, dois importantes modelos influenciaram a consolidação de políticas de seguridade no Brasil e no mundo: o modelo beveridgiano inglês e o modelo bismarckiano alemão. Sobre esta influência no Brasil, assinale a alternativa que apresenta adequada correlação:

A             as políticas de assistência social e saúde foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.

Você acertou!

Está correta esta alternativa, pois a política de previdência social foi influenciada pelo modelo bismarckiano.

 

                B            as políticas de assistência social e previdência social foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.

C             as políticas de previdência social e saúde foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.

D             as políticas de assistência social e saúde foram influenciadas pelo modelo bismarckiano.

Disciplina:Estado e Politica Social Economia Politica Aplicada1.519 materiais