Buscar

Direito Constitucional

se o chefe do executivo renunciar 6 meses antes do termino do seu mandato em hipotes seu conjugue poderá se canditar ao mesmo cargo?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Lemos

Sim. Isso ocorreu no Rio de Janeiro quando Antony Garotinho renunciou, foi subtituído pela vice Benedita da Silva e sua esposa Rosinha Garotinho se elegeu governadora.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

É possível que o cônjuge/companheiro ou parente do chefe do executivo seja candidato, desde que este esteja no seu primeiro mandato e renuncie até seis meses antes da eleição, não podendo mais reeleger-se. Esse é o entendimento consolidado tanto do STF quanto do TSE, que inclusive editou a Súmula nº 06:

São inelegíveis para o cargo de Chefe do Executivo o cônjuge e os parentes, indicados no § 7º do art. 14 da Constituição Federal, do titular do mandato, salvo se este, reelegível, tenha falecido, renunciado ou se afastado definitivamente do cargo até seis meses antes do pleito”.

A exceção se dá caso o chefe do poder executivo renuncie ao cargo seis meses antes do término do seu segundo mandato, hipotese na qual poderá o cônjuge candidatar-se a qualquer cargo eletivo, exceto para o mesmo cargo do titular.

Fonte: 

http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,inelegibilidade-reflexa-no-caso-de-morte-do-chefe-do-poder-executivo-reflexoes-a-luz-do-entendimento-dos-tribu,56724.html

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais