Buscar

Pode o Poder Judiciário, por meio de ação própria, rever atos de controle praticados pelo Tribunal de Contas?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Domingues

Sem dúvida Letícia, primeiro pelo Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição (CF, art. 5º, XXXV).

Ademais, já se posicionou o STF:

“As instâncias judicial e administrativa não se confundem, razão pela qual a fiscalização do TCU não inibe a propositura da ação civil pública (...).” (MS 26.969, rel. min. Luiz Fux, julgamento em 18-11-2014, Primeira Turma, DJE de 12-12-2014.)

1
Dislike0
User badge image

Cintia Dos Reis

Foi recentemente revista decisão do TCU que cautelarmente determinou a indisponibilidade dos bens da construtora OAS. E o STF cassou tal decisão daquela corte de contas. Sairá no próximo informativo do STF, de n. 838.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

A intervenção do Poder Judiciário sobre a Administração é aceita de forma pacífica quando necessária ao controle de legalidade dos atos administrativos. Por exemplo, para averiguar a obediência do devido processo legal no desenvolvimento do processo administrativo. A Súmula Vinculante nº 3 do Supremo Tribunal Federal endossa tal possibilidade ao afirmar que nos processos perante o TCU asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado. Apesar dessa condição, o respeito ao contraditório e à ampla defesa é imposto na generalidade dos casos.

Destaca-se a súmula vinculante número 3: “Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.” Com isso, é possível sim, haver controle judicial dos ator do Tribunal de Contas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais