Buscar

RESPONDA ESTA QUESTÃO DE DIREITO PENAL

Marioscleide Acaba de dar a Luz a seu filho Mariosmar, que, muito debilitado, foi transferido para a UTI Neonatal. Porém, estava sob influencia de estado puerperal, decidindo ceifar a vida de seu filho. assim, Marioscleide dirigi-se a UTI Neonatal e Matou uma Criança por Asfixia acreditando ser este seu filho. Porém, realizadas as Investigações o delegado de policia apurou que, na verdade, Marioscleide matou Gildivan, filho de Givonete. Pergunta-se: Qual Crime foi Cometido por Marioscleide ? Responda a questão justificadamente a luz da teoria do Erro no Direito Penal. Dados relevantes- legislação pertinente: HOMICIDIO SIMPLES: Art. 121 Matar Alguem: Pena Reclusão, de 06 a 20 anos. INFANTICIO: Art. 123 - Matar, sob a influencia do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após: Pena - detenção, de 02 a 06 anos RESPONDA!!!!!

💡 4 Respostas

User badge image

Janaína

O crime cometido por Marioscleide foi Infanticídio considerando o fato de que houve erro do tipo acidental quanto à pessoa previsto no art. 20, parágrafo 3º, CP.  Nesse tipo de erro considera-se as condições ou qualidades contra quem o agente queria praticar o crime. No caso em tela a genitora acreditava matar seu próprio filho devendo portanto responder pelo artigo 123 do CP. 

10
Dislike0
User badge image

Janaína

Doutor respeito sua opinião mas esta questão foi retirada do XVI Exame da Ordem, salvo engano o item 64:

Paloma, sob o efeito do estado puerperal, logo após o parto, durante a madrugada, vai até o berçário onde acredita encontrar-se seu filho recém-nascido e o sufoca até a morte, retornando ao local de origem sem ser notada. No dia seguinte, foi descoberta a morte da criança e, pelo circuito interno do hospital, é verificado que Paloma foi a autora do crime. Todavia, constatou-se que a criança morta não era o seu filho, que se encontrava no berçário ao lado, tendo ela se equivocado quanto à vítima desejada. Diante desse quadro, Paloma deverá responder pelo crime de

A) homicídio culposo. ALTERNATIVA INCORRETA – Primeiramente esta claro no problema que a personagem tinha dolo de matar, logo, não há que se falar em culpa.

B) homicídio doloso simples. ALTERNATIVA INCORRETA – A questão até pode induzir se tratar de um crime de homicídio, mas ocorre que por haver reserva típica especifica da conduta da personagem, deverá ela responder pelo crime de infanticídio.

C) infanticídio. ALTERNATIVA CORRETA – Muito embora a agente tenha incidido em um erro (aberratio), o que deve ser considerado é que ela não só desejava a morte do seu filho como moldou sua conduta afim de atingir esse resultado e realmente acreditava que tinha conseguido. Nesse caso, embora a criança morta não tenha sido a dela, ela responderá como se tivesse conseguido o resultado pretendido, devendo ser considerado nesse momento a qualidade da vítima pretendida, ou seja, seu filho. Como ficou claro que ela preencheu as elementares do artigo 123do Código penal, é errado dizer que ela responderá por homicídio. Vide artigo 73 do Código Penal.

D) homicídio doloso qualificado. ALTERNATIVA INCORRETA – vide fundamentação anterior.

 

 

3
Dislike0
User badge image

Janaína

Outro fato que merece destaque é o de que um Promotor diligente nunca aceitaria essa argumentação. Creio eu que uma das coordenadoras da banca examinadora é a senhora Promotora de Justiça Paula Basílio. Enfim, minhas considerações ao senhor.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais