Buscar

Qual a classificação dos carboidratos e qual a forma de armazenamento de carboidratos no organismo humano?

💡 2 Respostas

User badge image

Brizza vargas

monossacarídeos:

São os carboidratos de estrutura mais simples e possuem apenas um grupo aldeído ou cetona. Eles não sofrem hidrólise, mas podem ocorrer reações entre monossacarídeos com a formação de um dissacarídeo ou de um polissacarídeo.

Entre os principais monossacarídeos, temos a glicose e a frutose

Oligossacarídeos:

Quando sofrem hidrólise, os oligossacarídeos produzem um número pequeno de oses. Se houver duas oses, o carboidrato é um dissacarídeo. O principal dissacarídeo é o açúcar comum ou sacarose (C12H22O11), que é formado por dois monossacarídeos, a glicose e a frutose.

 Polissacarídeos:

Eles são formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos. Quando sofrem hidrólise, também produzem um número grande de unidades de monossacarídeos. Os principais polissacarídeos são o amido e a celulose

 

Quando a glicose está em excesso é armazenada na forma de glicogenio hepático e muscular.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).


Baseado no número de unidades ou molécula de glicose que contêm e conforme o tamanho de sua molécula, os carboidratos podem ser classificados em:

  • Monossacarídeos: são os mais simples dos carbohidratos. Possuem apenas uma molécula de açúcar. De todos os monossacarídeos o mais conhecido é a glicose, porém, frutose e galactose também são monossacarídeos;
  • Dissacarídeos: são compostos formados por duas moléculas de monossacarídeos;
  • Oligossacarídeos – São compostos formados por \(3\) até \(10\) unidades de monossacarídeo;
  • Polissacarídeos – São compostos formados por mais de \(10\) unidades de monossacarídeos.

De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. A forma de armazenamento dos carboidratos nos seres humanos e nos animais no fígado e no tecido muscular é o glicogênio. O glicogênio é importante no metabolismo, pois ajuda a manter níveis de açúcar normais durante períodos de jejum, como durante o sono e é combustível imediato para contrações musculares.


Portanto, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Além disso, a forma de armazenamento dos carboidratos nos seres humanos e nos animais no fígado e no tecido muscular é o glicogênio.

Fontes:

  • https://www.todabiologia.com/saude/carboidratos.htm. Acesso em 21 de julho de 2018;
  • http://sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p2.php. Acesso em 21 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais