Buscar

Em quais sistemas de geração de energia é possível a utilização de carboidratos?

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Em ambos: aeróbio e anaeróbio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os três sistema geradores de energia são:

ATP_CP;

Glicolítico; e

Aeróbio.


Falando do sistema ATP-CP, temos que o mesmo é predominante em todas as atividades caracterizadas por alta intensidade e curta duração, tendo como fator de limitação o estoque intracelular de Creatina-fosfato, composto que armazena energia química nas ligações entre o radical fosfato (PO4) e a molécula de Creatina.


No sistema glicolítico é onde ocorre a a glicólise ("quebra" de glicose ou glicogênio) no hialoplasma. O carboidrato passa por 12 reações envolvendo enzimas glicolíticas até ser degradado em duas moléculas de ácido pirúvico, tendo como saldo a produção de três ATPs (quando utilizado glicogênio) ou dois ATPs (quando utilizada a glicose).


Já o sistema aeróbio, trata-se da produção de energia aeróbia na célula muscular que deriva da oxidação (formação de ATP na mitocôndria na presença de oxigênio) da glicose (HC) e dos lipídeos (AG) na mitocôndria, sendo pouco significativa a contribuição energética da oxidação das proteínas (aminoácidos).


Portanto, a utilização de carboidratos é possível no sistema aeróbio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais