Buscar

Explique como utilizamos ácidos graxos para produção de energia.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabrielle Aparecida

DEGRADAÇÃO OXIDATIVA DE ÁCIDOS GRAXOS:

 BETA - OXIDAÇÃO

 

1.   APRESENTAÇÃO RESUMIDA DOS PRINCIPAIS EVENTOS METABÓLICOS:

 

Conceito:

·Via catabólica de degradação de ácidos graxos para produção de energia

·Ocorre na matriz mitocondrial, após a ativação e a entrada dos ácidos graxos na mitocôndria

·Pode ser dividida em 3 fases:

·A ativação do ácido graxo

·BETA - oxidação propriamente dita

·A respiração celular

Ativação Dos Ácidos Graxos

·A ativação dos ácidos graxos consiste na entrada destes na mitocôndria, na forma de ACIL-CoA.

·O processo depende:

  1. Da ligação do ácido graxo com a Coenzima A, formando o Acil-CoA no citosol. A reação é catalizada pela enzima Acil-CoA Sintetase, localizada na membrana mitocondrial externa:

CH3-(CH2)n-COOH + ATP + CoA-SH é

CH3-(CH2)n-CO-S-CoA + AMP + PPi

  1. Do transporte do radical acila através da MMI, do citosol para a matriz, mediado pelo carreador específico carnitina. A transferência do radical acila da CoA para a carnitina é catalizada pela enzima carnitina-Acil-Transferase I:

Acil-S-CoA + Carnitina é Acil-Carnitina + CoA-SH

  1. Do lado da matriz mitocondrial, a carnitina doa novamente o radical acila para a CoA, regenerando o Acil-CoA no interior da mitocôndria. A reação é catalisada pela arnitina-Acil-Transferase II, localizada na face interna da MMI, e é exatamente o inverso da descrita acima.

b - Oxidação do Ácido Graxo:

·Consiste na quebra por oxidação do ácido graxo sempre em seu carbono b , convertendo-o na nova carbonila de um ácido graxo agora 2 carbonos mais curto.

·O processo é repetitivo, e libera à cada quebra:

1 NADH+H+

1 FADH2

1 Acetil CoA

·São 4 as enzimas envolvidas em cada etapa de oxidação da via.

·Exemplo:

CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + CoA-SH

CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA

CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA

CH3-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA

Acetil-CoA + Acetil-CoA

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A eficiência do seu corpo produz energia a partir dos alimentos que você ingere ou destrói certos componentes do corpo (como carboidratos armazenados e gordura corporal). Se você está tentando perder peso, reduzir sua ingestão calórica ajuda a esgotar as fontes de combustível do seu corpo e começar a queimar gordura. Embora a criação de energia a partir da gordura corporal armazenada ajude a eliminar quilos indesejados, ela também pode causar efeitos colaterais negativos se você privar severamente seu corpo de alimentos.


A β-oxidação do ácido graxo é um processo em múltiplos passos pelo qual os ácidos graxos são decompostos por vários tecidos para produzir energia. Envolve primeiro obter o ácido graxo no citosol e transferi-lo para a mitocôndria onde ocorre a β-oxidação. A β-oxidação envolve ativação para acil-CoA por conjugação com coenzima A no citosol, conversão para acilcarnitina para transporte através da membrana mitocondrial e conversão de volta para acil-CoA dentro da mitocôndria onde a oxidação de ácidos graxos (β-oxidação) ocorre.


A β-oxidação envolve uma sequência repetida de quatro atividades enzimáticas que resultam na liberação de uma unidade acetil-CoA, uma molécula de FADH2 e uma molécula de NADH + H +. O acetil-CoA entra então no ciclo do ácido tricarboxílico mitocondrial(TCA) onde é oxidado a CO2 e H2O com a geração de FADH2 e NADH + H + adicionais. O NADH e o FADH2 produzidos pela β-oxidação de ácidos graxos e pelo ciclo TCA são usados ​​pela cadeia de transporte de elétrons para gerar ATP. A síntese de ácidos gordos (lipogénese) é o processo pelo qual os produtos finais do catabolismo da glucose são convertidos em ácidos gordos, que são subsequentemente esterificados com glicerol para formar os triacilgliceróis que são embalados em VLDL e segregados a partir do fígado.


A lipogênese começa com acetil-CoA e se acumula pela adição de duas unidades de carbono doadas por malonil-CoA, geradas pela carboxilação de acetil-CoA dependente de ATP. O dador activado de duas unidades de carbono é o malonil-CoA, sendo a reacção de alongamento conduzida pela libertação de CO2. A síntese de ácidos graxos ocorre no citoplasma, em contraste com a β-oxidação que ocorre nas mitocôndrias. Em eucariotas, as enzimas para a síntese de ácidos graxos são organizadas em um complexo multienzimático chamado sintetase de ácido graxo.


Os intermediários na síntese de ácidos graxos são covalentemente ligados aos grupos sulfidrila de uma proteína transportadora de acila (ACP), enquanto intermediários na oxidação de ácidos graxos são ligados covalentemente ao grupo sulfidrila da coenzima A. O alongamento pelo complexo de ácido graxos sintetase pára na formação de palmitato (C16). O alongamento adicional e a inserção de ligações duplas são realizados por outros sistemas enzimáticos. O redutor na síntese de ácidos graxos é NADPH, enquanto os oxidantes na degradação de ácidos graxos são NAD + e FAD.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais