Buscar

Como se dá o processo de utilização de proteínas para produção de energia e em que casos este substrato é mais utilizado?

💡 2 Respostas

User badge image

Jackeline Almeida

Chama-se gliconeogenese

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Estamos falando da gliconeogenese. A glicogênese é a formação em células vivas de glicose e outros carboidratos de outras classes de compostos . Estes compostos incluem lactato e piruvato; os compostos do ciclo do ácido tricarboxílico , o estágio terminal na oxidação de alimentos; e vários aminoácidos.


A gliconeogênese ocorre principalmente no fígado e nos rins; Por exemplo , a síntese de glicose no sangue a partir de lactato no fígado é um processo particularmente ativo durante a recuperação do esforço muscular intenso. Embora várias das reações na via gliconeogênica sejam catalisadas pelas mesmas enzimas que catalisam a seqüência reversa, a glicólise , duas etapas cruciais são influenciadas por outras enzimas.


Como o processo é controlado, entre outras coisas, pelo equilíbrio entre vários hormônios - particularmente o cortisol do córtex das glândulas supra-renais e a insulina do pâncreas, o conhecimento dos mecanismos de controle é importante para entender doenças metabólicas como o diabetes mellitus .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais