Buscar

Educação especial?

Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos para educação especial, analise as afirmativas a seguir que contemplem a evolução da educação especial na LDBEN:

 
I. Na lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961, a educação de excepcionais deve enquadrar-se no sistema geral de educação a fim de integrá-los na comunidade.

II. Na Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, os alunos que apresentarem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrarem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação.

III. Na Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

IV. Na Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, a oferta da educação especial deve ser constitucional do Estado; tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

São corretas as alternativas:

A

Afirmativas I, II, IV apenas.

B

Afirmativas I e II apenas.

C

Afirmativas I, II, III apenas.

D

Afirmativas I e IV apenas

E

Afirmativas II, III e IV apenas

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para educação especial, embora haja uma variação de terminologias em relação à denominação dos serviços prestados à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado nos documentos legais (CF 1988; ECA 1990; LDBEN 1996; DCNS 2001; PNEEEI 2009), em todos eles há a mesma diretriz à palavra preferencialmente, qual seja:

A

a palavra preferencialmente indica obrigatoriedade.

B

a palavra preferencialmente indica dar prioridade e não obrigatoriedade, ao atendimento especializado no contexto comum.

C

a palavra preferencialmente indica oferecer atendimento especializado.

D

a palavra preferencialmente indica ofertar atendimento especializado no contexto comum sem obrigatoriedade.

E

a palavra preferencialmente indica reforçar o paradigma dominante: deficiência – educação especial.

Alguem sabe essas respostas? obrigada

💡 1 Resposta

User badge image

valeria ferreira

1 2 3letra c e a letra b

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais