Buscar

Qual o melhor sistema jurídico? o juspositivado ou o jurisprudencial? O Brasil deveria passar a adotar o segundo modelo?

Sabemos que hoje o sistema acaba sendo misto, mas temos visto tanta Lei baseada em interesses políticos e uma política corrompida? Qual a sua opinião a respeito?

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas Domingues

Na minha opinião um não convive sem o outro, sempre haverá a convivência de ambos. Por mais que interesses políticos e uma política corrompida afetem a legislação, não cabe ao Poder Judiciário resolver todas as questões pendentes, é um Poder muito distante do povo e, na maioria das vezes, nem ele é capaz de suprir anseios sociais. Acredito que o direito positivo, vindo do legislador ainda é uma medida mais eficaz do ponto de vista da cidadania e da representação eleitoral, basta agora apenas ao povo brasileiro saber escolher melhor seus legisladores. Leis melhores serão criadas, o que também facilitará uma atuação jurisprudencial no futuro.

2
Dislike0
User badge image

Felipe S. Macedo

Acredito que o melhor depende de cada nação, pois enquanto a Russia usa o positivismo e dá certo os Estados Unidos usa a jurisprudencia e também da certo. Nós somos via de regra positivistas, no entando, a grande falha do poder legislativo faz com que nossos magistrados as vezes tenham que acabar "legislando", para tapar um furo, ta dando certo essa mistura ? Ta, por enquanto, mas qual o limite ? A nossa segurança juridica ta no Direito positivo, mas se os magistrados não seguirem eles, qual a segurança que teremos ? recomendo você pesquisar sobre Ativismo Judicial, tem artigos bem interessantes.

1
Dislike0
User badge image

Róger Araújo

Se se adota somente um dos dois modelos se tem um problema: o poder se concentra num só órgão, o que se torna uma espécie de ditadura. Imagine-se se todo o poder estivesse concentrado só no STF, que não vem tomando bons posicionamentos nos últimos tempos.

 

Certamente não seria algo muito bom.

 

Também não daria para viver somente sob o império da lei porque nossos legisladores, sinceramente... você bem sabe...

 

Dessa forma, no caso do Brasil é melhor ter a limitação do Poder pelo próprio Poder, quer dizer, Judicário limitando Legislativo e vice-versa. A história mostra que quando o poder está concentrado nas mãos de um só grupo ou um só órgão as coisas não dão muito certo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais