Buscar

regulação hormonal

Explique o sistema de segundo mensageiro na regulação hormonal

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As glândulas endócrinas sempre liberam os hormônios no sangue (ou na hemolinfa), porque eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo. As células-alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem a resposta característica da ação hormonal.


A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final. O feed-back é negativo porque o aumento do produto final inibe a atividade da glândula.


Um exemplo de feed-back negativo é o controle exercido pela hipófise sobre a glândula tireoide. A hipófise produz um hormônio trófico, a tireotrofina, que estimula a tireoide a liberar os hormônios tiroxina e triiodotironina. Quando esses hormônios atingem determinada concentração no sangue, passam a inibir a produção de tireotrofina pela hipófise.

2
Dislike0
User badge image

Raphael Buzatto

Os segundos mensageiros sao moleculas que atuam secundariamente a um estimulo, isto é, ao estímulo do primeiro mensageiro. Logo o primeiro mensageiro (o primeiro a levar a mensagem), seria o proprio hormonio ou um neurotransmissor, que ira ativar um receptor o qual ativará o segundo mensageiro. O segundo mensageiro atua internamente na célula, em receptores ou alterando pH, balanço iônico ou fosforilação de outras moléculas. Desse modo, o segundo mensageiro será quem levará a mensagem no interior da célula e as modificações que ele causa intracelularmente, irão trfletir nas ações do hormonio. O interessante é que hormonios diferente atuam em receptores, e esse receptores diferentes podem ativar os mesmos segundos mensageiros, resultando em ações iguais (similares) entre os hormônios. Como o caso dos hormonios metabólicos que promovem aumento da glicemia no sangue, mas em outras celular promovem ações antagônicas.

0
Dislike0
User badge image

Raphael Buzatto

https://www.passeidireto.com/arquivo/22632173/cascata-de-ativacao-da-insulina

 

Aqui tem um exemplo da cascata de ativação da insulina e seus segundos mensageiros!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais