Buscar

O citoesqueleto mantém a forma das células, além de exercer diversas funções essenciais. Explique as funções do citoesqueleto e o efeito de alguns fá

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O citoesqueleto é uma estrutura celular formada por duas proteínas: actina e tubilina; e composto por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos.


Além de dar forma à célula, o citoesqueleto atua na  organização celular, auxiliando na movimentação das células e na formação de flagelos e cílios, ajuda no transporte de substâncias; e possui função estrutural, permite a união das células.

Ademais, ele auxilia em  dois processos importantes: o de divisão celular(amparando na movimentação dos cromossomos) e os citoesqueletos das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular.


Fonte: https://www.todabiologia.com/citologia/citoesqueleto.htm. Acesso em 01 de agosto de 2018

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais