Buscar

resposta urgente

Leia o fragmento de texto:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, é uma das mais tradicionais instituições públicas brasileiras, criada em 1937 para preservar o patrimônio cultural do país. Múltiplos fatores, tendo como pano de fundo as características peculiares do seu processo de criação e a natureza da sua missão institucional, tornaram o IPHAN uma instituição reconhecida pela estabilidade de sua trajetória na defesa do interesse público.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Carta ao cidadão / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); organização de Haley Maria de Sousa Almeida. – Brasília, DF : Iphan, 2014, p.5.

A criação de um patrimônio é um processo complexo que envolve várias partes integrantes da sociedade como o IPHAN, por exemplo. 

Quanto a esse processo assinale a alternativa certa:

A

O interesse dos setores economicamente ativos da sociedade ligados à área de construção urbana, como as empreiteiras e imobiliárias, é o primeiro fator a ser considerado.

B

Inicialmente se utiliza o tombamento como recurso para se preservar um patrimônio, sendo que em um segundo momento se decide qual é a importância desse patrimônio em si.

C

O valor como atrativo enquanto um ponto turístico é o fator decisivo para se transformar uma edificação em patrimônio, sendo mais considerado do que o parecer do IPHAN.

D

A informação sobre o patrimônio arqueológico, que já é ou virá a ser, se constitui como o principal instrumento para o processo de preservação.

E

Para um edifício ser considerado como patrimônio ele já deve ter sido construído com essa intenção.

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais