Buscar

O que é dano existencial?

Favor postar de modo simplificado uma definição. Grato.

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

O dano existencial constitui espécie de dano imaterial que acarreta à vítima, de modo parcial ou total, a impossibilidade de executar, dar prosseguimento ou reconstruir o seu projeto de vida (na dimensão familiar, afetivo-sexual, intelectual, artística, científica, desportiva, educacional ou profissional, dentre outras).

https://jus.com.br/artigos/20349/nocoes-fundamentais-sobre-o-dano-existencial

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Matheus Rozzetto, "dano existencial é um dano imaterial, caracterizado pelos prejuízos sofridos pelo trabalhador devido a condutas ilícitas do empregador, devido as longas jornadas de trabalho que causam ao empregado uma limitação na sua vida social".

Segundo Murilo Rosário, "o “dano existencial” decorre da conduta patronal que viola qualquer um dos direitos fundamentais da pessoa humana, causando uma alteração do empregado em executar o projeto de vida pessoal ou um impedimento do empregado em usufruir das diversas formas de relações pessoais e sociais fora do ambiente laboral".

0
Dislike0
User badge image

João Galarani

Dano existencial ( origem Itália)

 Segundo a autora : Flaviana Rampazzo Soares , em seu livro Responsabilidade civil por dano existencial.Porto Alegre.Livraria do Advogado Editora,2009 . p.42-46  em verbi:

 

" o dano existencial é lesão ao complexo de relações que auxiliam no desevolvimento normal da personalidade do sujeito,abragendo a ordem pessoal ou a ordem social. É uma afetação negativa, total ou parcial,permanente ou temporária,seja a uma atividade,seja a um conjunto de atividades qua a vítima do dano, normalamente, tinha como incorporado ao seu cotidiano e que, em razao do efeito lesivo, precisou modificar em sua forma de realização, ou mesmo suprimir de sua rotina."

 

Para ALMEIDA NETO,Amaro Alves de. Dano Existencial: a tutela da dignidade da pessoa humana.Revista dos Tribunais, v.6,  n° 24, São Paulo.

Nas paalvras do autor," consiste  na violação de qualquer um dos direitos fundamentais da pessoa, tutelados na constituição Federal, que cause uma alteração danosa no modo de ser do indivíduo ou nas sual atividades por ele executadas com  vistas ao projeto de vida pessoal,prescindindo de qualquer repercussão financeira ou econômica que de fato da lesão possa decorrer."

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais