Buscar

sistma de ensino e poiliticas educacionais

Leia o fragmento de texto a seguir: 

No Brasil  existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)

A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na “educação infantil”?

Assinale a resposta correta:
A

Na educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.

B

Na educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.

C

Na educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, onde prevalecem os aspectos quantitativos.

D

Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.

E

Na educação infantil as avaliações tem base na observação dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas