Buscar

Eritropoese (introdução)

A anemia por cor esta associada ao tamanho, logo, temos o comprometimento em dois departamento na formação desta celula. Diga quais são e justifique a sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Barreto

Eritropoese -> Formação das células eritrocitárias (hemácias) à partir de uma célula precursora eritrocitária. 

Na medula óssea: Pró-Eritroblasto -> Eritroblasto Basófilo -> Eritroblasto Policromatófilo -> Eritroblasto Ortocromático.

No sangue: Reticulócitos -> Hemácias.

Anemia por cor? no exame encontra-se HCM, e CHCM baixo (Hipocromia). As células diminuem a produção de Hemoglobina, isso caracteriza uma anemia. Que pode ser causada por: Falta de Fe (ferro) Anemia ferropriva; Falta de vitaminas B12 e ác. Folico; entre outras deficiências. 

Com relação ao tamanho das Hemácias (VCM), este pode variar em função do tipo de anemia e o que está causando-a. Por exempo, na anemia ferropriva as células são microcíticas, normocrômicas ou hipocrômicas. Já na felta de folatos ou vit. do complexo B, a anemia apresenta-se ao exame macrocíticas e hipocômicas. 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais