Buscar

Explique como classificar os grupos sanguíneos utilizando os açúcares para este processo?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

Genética e Bioquímica

Os antígenos do sistema ABO são por natureza hidratos de carbono, sintetizados por influência de genes autossômicos correspondentes.

A determinação antigênica do sistema ABO, que inicialmente se acreditou ser bastante simples, envolve certas complexidades, pois para ela contribuem dois pares de alelos:

  • Os genes H (dominante) e h (recessivo) condicionam a presença de uma substância precursora, denominada antígeno H. Esta substância é constituída na seguinte sequência de carboidratos: N-acetilgalactosamina, D-galactose, N-acetilglicosamina, D-galactose.
    • Indivíduos de composição genética HH ou Hh produzem essa substância, que serve de base para a manifestação de todos os antígenos do sistema ABO; Seu grupo será determinado pela presença ou não dos genes A e B(conforme descrito abaixo).
    • Indivíduos de composição genética hh (genótipo muito raro) não produzem o antígeno H. Estes indivíduos serão sempre do grupo denominado fenótipo O Bombay (Observado pela primeira vez por Bhende et al, 1952, em Bombaim - India). Este grupo é designado como zero. Independentemente de sua composição genética em termos dos genes A e B, não podem produzir nem o antígeno A nem o antígeno B (por falta de seu precursor). Quando é conhecida sua composição gênica, podem ser designados, respectivamente: 0A0B ou 0AB. Estes indivíduos desenvolvem os anticorpos Anti-A e Anti-B, da mesma maneira que todos os indivíduos do grupo 0. Entretanto, desenvolvem também o anticorpo Anti-H e não podem receber transfusões de sangue do grupo 0 comum, que é rico neste antígeno. Este fenótipo constitui um problema para os hemoterapeutas e ocorre em uma frequência de 1 para 10.000 indivíduos na Índia e 1 para 1.000.000 na Europa[3] . (em populações específicas sua frequência pode variar).
  • Os genes A e B (codominantes) condicionam a produção dos antígenos A e B, pela adição de carboidratos ao antígeno H; sua ausência (gene recessivo O) condiciona a não adição de carboidratos a esta substância base. Sua ação se dá sobre os indivíduos de composição genética HH e Hh, que representam a quase totalidade da população humana. Assim:
    • Indivíduos de composição genética OO (duplo recessivo) produzem apenas o antígeno H. Estes indivíduos serão do grupo O.
    • Gene A condiciona a adição de uma molécula do carboidrato L-fucose a algumas (mas não todas) as moléculas de Antígeno H. Indivíduos de composição genética AA (homozigoto dominante) ou AO (heterozigoto) produzem oantígeno A, que ocupará parte dos sítios representados pelo antígeno H. Estes indivíduos são do Grupo A. Entrementes, como nem todos os sítios do antígeno H são ocupados, estes indivíduos apresentam também o antígeno H, e não desenvolverão anticorpos anti-H.
    • Gene B condiciona a adição de uma molécula do carboidrato D-galactose a algumas (mas não todas) as cadeias do Antígeno H. Indivíduos de constituição genética BB ou BO produzem o antígeno B. Estes indivíduos são dogrupo B. Da mesma forma que os do grupo A, apresentam também o antígeno H e não desenvolvem anti-H.
    • Por fim, indivíduos de constituição genética AB possuem ambos os alelos em codominância. Produzem os antígenos A, B e H, e não produzem anticorpos contra antígenos ABO.
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao resposta anterior;

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_ABO

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema ABO é o mais importante para a classificação de grupos sanguíneos. O seu gene é responsável por transferir resíduos específicos de açúcar. Ademais, ele utiliza as propriedades da hemácia para se basear.

Basicamente, o sangue é classificado por hemácias que possuem ou não aglutinogênios e que possuem ou não aglutininas.

A classificação é: A, AB, B e O.

O tipo A possui aglutinina anti-B, o tipo B possui aglutinina anti-A, o tipo AB não possui aglutinina e o tipo O possui aglutinina anti-A e anti-B. Dessa forma, a transfusão de sangue ocorre da seguinte forma:

A doa pra ele mesmo é pra AB; AB doa pra ele mesmo; B doa pra ele mesmo e pra AB; O doa pra ele mesmo e para todos os outros tipos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais