Letícia Cruz
há 8 anos
Quando um neurônio recebe um estímulo, se este é forte o suficiente, leva a produção de um impulso nervoso. O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que caminha rapidamente no axônio até os botões sinápticos. O impulso nervoso para começar precisa encontrar a membrana numa condição denominada potencial de repouso; uma vez iniciado, se auto propagará. No neurônio não estimulado ou em repouso, a superfície interna da membrana plasmática tem uma carga negativa comparada com o fluido tecidual adjacente . A membrana plasmática esta assim polarizada.
reusumo:não sei se você se lembra mais tem o chamado limiar excitatório quando o estimulo alcança esse limiar.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
RD Resoluções
há 7 anos
Condução eletrotônica é um propagação passiva de uma alteração de voltagem ao longo do neurônio.Para entendermos porque a condução eletrotônica não é transmitida por grandes distâncias vamos fazer uma analogia entre se fizermos uma analogia entre o axônio e um fio de cobre.
O fluido interno, ou axoplasma, é análogo ao fio de cobre e a membrana é análoga à camada de material isolante ao redor do fio. O fio de cobre é um ótimo condutor pois ele oferece baixissima resitência ao fluxo de corrente ser muito pequena e o isolante a sua volta impede que essa corrente se dissipe no meio externo.
Já o axoplasma, por possuir uma menor densidade de íons do que um fio de cobre é cerca de 107 vezes menos capaz de conduzir esses íons do que o cobre. E, ainda, a membrana celular não é um isolante elétrico perfeito, fazendo com que a corrente que está fluindo do axoplasma é pouco a pouco perdida por vazamento nos canais iônicos da membrana. Com isso, um sinal de voltagem diminui em amplitude conforme aumenta a distância .