Buscar

O que significa psicogênese da escrita?

psicogênese

💡 2 Respostas

User badge image

Eduardo Araújo Ribeiro

A psicogenese da escrita surgiu dos estudos realidos por Emilia Ferreiro, que é mais um dos desdobramentos da teoria da contrução do conhecimento de Piaget. De acordo com estes dois estudiosos, o aluno tem papel ativo em sua alfabetização, e partindo deste principio, é poreciso verificar as tentativas dos alunos afim de entender o seu processo de construção da escrita. Durante seus estudos, Feereiro verificou a forma como as crianças relacionam os signos, a quantidade de letras e o tamanho do elemento que se pretende se transpor no papel. Os estudos de FERREIRO sugerem que cada um dependendo de sua carga de conhecimentos prévios, começa a conseber a escrita e a reperesentação do mundo em letras de acordo com o seu contato com elementos culturais multiplos. Através dos textos sobre a psicogenese da escrita, é possivel verificar o avançop dos alunos, partindo da representação gráfica através de desenhos para uma representação escrita, em um primeiro momento tentativas que já começam a dar forma a palavras, e num segundo momento quando a criança já em uma fase mais avançada começa a compreender que o tamanho da palavra nçao tem relação direta com o elemento representado no mundo fisico. Por exemplo: Uma criança não alfabetizada pode usar 3 letras para representar pato como pto, mas para representar um animal maior ou uma pessoa maior que ela, ela usará mais letras, fazendo a relação direta entre o objeto fisico e a sua representação, assim como faz com desenhos.

Acho que essa é uma explicação bem superficial dos estudos de Ferreiro.

Vale muit a pena dar uma olhada no Youtube em busca de videos sobre a psicogenese ou estudos de Emilia Ferreiro e também uma consulta a textos de revistas como a Nova escola ou textos que estão disponiveis no Portal do MEC sobre construtivismo.

É isso!

5
Dislike1
User badge image

Valeria Vieira

Psicogênese da escrita é uma suposição que a criança tem da escrita,exemplo:"casa", ela desenha uma casa,quer se referir a uma menina,ela desenha uma bonequinha com um lacinho,etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais